Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Conselheiro Severiano Costandrade é eleito presidente do TCE/TO

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), durante sessão realizada, na tarde desta quarta-feira, 19, elegeu a nova mesa diretora para o biênio 2019/2020. Conselheiro Severiano Costandrade foi eleito o novo presidente da Corte de Contas. Também foram escolhidos para vice-presidente, conselheiro Alberto Sevilha e para corregedor, conselheiro José Wagner Praxedes.

O presidente eleito destacou o enfoque da nova gestão. “Nosso lema será governança e tecnologia para fortalecer não só a fiscalização por parte do Tribunal, mas também o chamado Controle Social e assim completarmos o ciclo de modernização para melhor atender aos anseios da sociedade”, ressaltou Costandrade.

Posse

A posse será realizada no início do mês de fevereiro.

Perfil presidente eleito

Conselheiro Severiano Costandrade, que já esteve à frente da presidência da Corte de Contas por dois mandatos, gestões 2009/2010 e 2011/2012, nasceu em Teresina, Piauí, em 1965. Formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, atualmente cursa doutorado, na Argentina. É pós-graduado em Administração da Educação, pela UNB e Direito Processual Civil, pela Universidade Tiradentes e Estudos de Política e Estratégia e pela ADESG/UFT.

No Tocantins, já ocupou diversos cargos de relevância, como procurador do Estado, defensor público, presidente do Instituto Social Divino Espírito Santo (Prodivino), secretário estadual do Trabalho e Ação Social, secretário de Desenvolvimento Comunitário de Palmas e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unitins.

Também ocupou por duas gestões a presidência do Instituto Rui Barbosa (IRB), biênios 2010/2011 e 2012/2013.

Fonte: https://www.tce.to.gov.br/sitetce/sala-de-imprensa/noticias/item/2884-conselheiro-severiano-costandrade-%C3%A9-eleito-presidente-do-tce-to

 

Mais recentes

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

TCU sediará lançamento de livros em outubro

Presidente Edilson Silva recebe medalha pelo trabalho no fortalecimento do Sistema TCs

Vice-presidente Carlos Neves defende que TCs se aproximem dos gestores

Novo portal da Atricon se torna ponto de encontro dos Tribunais de Contas

Leia também

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

Pernambuco alcançou nota média de 8,3 no Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE) no ano de 2025, segundo painel divulgado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

TCU sediará lançamento de livros em outubro

As obras tem autoria do ministro Jorge Oliveira, do TCU, e são publicadas pela Editora Fórum.

Presidente Edilson Silva recebe medalha pelo trabalho no fortalecimento do Sistema TCs

A distinção entregue destacou a contribuição do conselheiro para o fortalecimento do Sistema Tribunais de Contas em âmbito nacional, especialmente por meio da articulação institucional relacionada à chamada PEC da Essencialidade e pela expansão do PNTP, iniciativa que ampliou a transparência e o acesso à informação em todo o país.