O vice-presidente de Pesquisa e Ensino do Instituto Rui Barbosa (IRB) e ouvidor do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Valter Albano da Silva, apresentou o novo direcionamento dado pela entidade aos antigos Grupos Temáticos do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo nos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros – Promoex. A apresentação foi feita logo após a palestra do ministro emérito do STF, Carlos Ayres Britto – que abriu o XXVII Congresso dos Tribunais de Contas com o 3º Curso de Aprimoramento de membros de TCs.
Segundo o conselheiro, os Grupos Temáticos foram substituídos, em abril, por Comitês Técnicos, presididos por conselheiros e que abordam, separadamente, assuntos de interesse dos Tribunais de Contas. O IRB modificou essa estrutura para otimizar o trabalho técnico desenvolvido, até então, pelo Promoex.
“Esta organização vai garantir a continuidade de tudo o que planejamos com o Promoex, e mais que isso, possibilita avançar nos nossos trabalhos”, afirmou o conselheiro.
Ao todo, são oito comitês, que vão deliberar sobre os temas Auditoria, Atos de Pessoal e Previdência, Comunicação Organizacional, Talentos e Qualificação, Contabilidade Pública, Planejamento Organizacional, Tecnologia da Informação e Obras Públicas.
O XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), partilhada com o Tribunal de Contas do Espírito Santo, como anfitrião. Apoiam a iniciativa o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).
Serviço:
XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil
Quando: 03 a 06 de dezembro
Local: Centro de Convenções de Vitória