A Consultoria Técnica (CT) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) alcançou 2.113 atendimentos apenas no primeiro quadrimestre de 2013. Em todo o ano passado, foram 3.501 consultas. Se a tendência for mantida, estima-se que, até o final de 2013, a consultoria atenda mais de cinco mil demandas, um recorde em seu trabalho.
Para o coordenador da CT, Eduviges Rogério de Souza, o aumento da demanda é o resultado de vários fatores, entre eles a maior valorização pública do Tribunal e a complexidade crescente dos desafios enfrentados pelos gestores. “Em síntese, a maior procura dos serviços da consultoria é uma resultante da crescente credibilidade pública do TCE-RS e da preocupação dos bons administradores que desejam fazer a coisa certa”, avalia.
As informações mais buscadas pelos gestores no primeiro quadrimestre de 2013 estiveram ligadas a dúvidas a respeito de temas como remuneração, Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Acesso à Informação, controle interno, terceirização de serviços e a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público. O último quesito, segundo o coordenador da CT, impulsionou, também, os técnicos das entidades do setor público a procurarem a Consultoria Técnica. O Início dos mandato foi outro fator que ocasionou maior procura por parte dos gestores. Em janeiro de 2013, por exemplo, as consultas cresceram mais de 100% em comparação com o mesmo mês em 2009, ano que também foi marcado pelo início de novas administrações.
O objetivo da Consultoria Técnica é proporcionar esclarecimentos aos jurisdicionados e ao corpo técnico do TCE-RS, colaborando também com cursos, palestras e conferências. O atendimento pode ser acionado através do Fale Conosco, no Portal do Tribunal de Contas ( www.tce.rs.gov.br ) , pelo telefone (51) 3214-9803, ou ainda pessoalmente, na sede do TCE-RS (Rua 7 de Setembro, 388, no Centro Histórico de Porto Alegre).