Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

CTE-IRB encaminha sugestões para a regulamentação do Fundeb

O presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), Cezar Miola, encaminhou, nesta sexta-feira (13), contribuições ao Projeto de Lei nº 4.372/2020, da Câmara dos Deputados, que trata da regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O PL tem a relatoria do deputado Felipe Rigoni.

Entre as propostas defendidas pelo CTE-IRB, estão a ampliação da transparência dos recursos destinados ao Fundo, o fortalecimento da atuação dos conselhos de educação e de acompanhamento do Fundeb através da garantia de condições adequadas para o seu funcionamento, a criação de um indicador de qualidade da gestão, a ser desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  (Inep), com base nos fatores associados à melhoria da qualidade do ensino e à redução das desigualdades educacionais. Além disso, o CTE-IRB também propõe a avaliação dos efeitos redistributivos, da melhoria dos indicadores educacionais e da ampliação do atendimento e a promoção de estudos quantitativos e qualitativos para avaliação da eficiência e eficácia na aplicação dos recursos dos fundos pelo INEP.

O presidente do CTE-IRB destaca que as propostas, colhidas junto a membros e técnicos de Tribunais de Contas, estão centradas no âmbito do controle. Recentemente, o CTE-IRB participou de um ciclo de debates realizado pela Câmara dos Deputados para discutir a regulamentação Fundeb. Os encontros abordaram temas como fiscalização, avaliação e controle do uso dos recursos, complementações da União e operacionalização dos indicadores.

Texto: Priscila Oliveira

Mais recentes

Valdecir Pascoal representa TCE-PE no Colegiado que fiscalizará o Comitê Gestor do novo imposto IBS

Atricon recomenda: livro aborda o acordo de não-persecução administrativa

Atricon adere ao Outubro Rosa e reforça importância do cuidado com a saúde

Sistema Prisional Brasileiro é tema de reunião entre Atricon e CNJ

TCE-RS promove 4° Seminário de RPPS para orientar gestores sobre sustentabilidade previdenciária

Leia também

Valdecir Pascoal representa TCE-PE no Colegiado que fiscalizará o Comitê Gestor do novo imposto IBS

Pascoal também foi eleito 2º vice-presidente do novo órgão, cuja primeira composição do Conselho Diretor tomou posse nesta quinta-feira (1º de outubro).

Atricon recomenda: livro aborda o acordo de não-persecução administrativa

De autoria do presidente da Ampcon, Marcílio Barenco, o livro resulta da conclusão do projeto de pesquisa de Residência Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atricon adere ao Outubro Rosa e reforça importância do cuidado com a saúde

Para marcar a campanha, o Atriconzinho também ganhou uma versão especial em rosa, ajudando a levar a mensagem de forma leve e acolhedora: cuidar de si deve ser uma prioridade durante todo o ano.