De olho na inovação: especialistas defendem a importância da criatividade no setor público em evento do IPC

“A criatividade é uma capacidade humana, que pode sim ser potencializada”. Assim defendeu a Professora, Pesquisadora e Designer, Patrícia Wielewicki, durante sua palestra no webinar Criatividade para a Inovação, nesta terça-feira (17/8). O evento, que ocorreu de forma online, é organizado pela Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC), e pode ser acessado na íntegra no Youtube oficial da Escola de Contas.

“O senso comum indica que o setor público não é um ambiente propício ao desenvolvimento de ações criativas e, consequentemente, de inovação. Eu acho que essa iniciativa (webinar) vai contra isso e muito bem”, destacou Wielewicki. Durante sua participação, a pesquisadora defendeu o estímulo à imaginação como peça fundamental na construção de um ambiente criativo.

“A palavra ‘criatividade’ está cada vez mais presente nas agendas organizacionais, (mas) a implementação de uma cultura criativa ainda é uma barreira dentro das empresas públicas ou privadas. A criatividade nutre-se da inovação e articula essa imaginação com a razão para a produção de novos conceitos”, apontou. Wielewicki compartilhou exemplos do Centro para Inovação do Setor Público, na Dinamarca, e de uma plataforma produzida no Porto, em Portugal, como referências.

Evento

O encontro online contou, ainda, com as participações do coordenador do Laboratório de Inovação em Controle (LIC) do TCE, Paulo Alcântara, e da Doutora em Ciência da Informação, Priscila Sena, que mediou o webinar. “Quando a gente está ali, trabalhando diariamente, com uma missão e objetivo dentro da organização, precisamos, também, de momentos que nos permitam esse descanso mental, essa respiração mental, para podermos inovar”, pontuou.

Ao final das falas, os participantes que acompanhavam o evento puderam fazer perguntas. Os telespectadores que realizaram a inscrição previamente, podem ter acesso aos certificados de participação por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged), no portal do IPC.
Saiba mais em https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4666-de-olho-na-inovacao-especialistas-defendem-a-importancia-da-criatividade-no-setor-publico-em-evento-do-ipc