Denúncias ao TCE-RS aumentam mais de 60% no primeiro semestre de 2013

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) recebeu 4075 denúncias no primeiro semestre de 2013. O número é 63% superior ao mesmo período no ano passado. Entre as principais demandas recebidas pela Corte entre 01 de janeiro e 30 de junho estão desvio de função, contratação de pessoal, concurso público e procedimento licitatório.

A maior parte das denúncias, 91,26%, foi recebidas pela internet. Foram 3719 acessos à Ouvidoria e Corregedoria-Geral no portal do TCE-RS. Por telefone foram 99 contatos e 81 pessoalmente. Do total de demandas recebidas, 3011 já foram encaminhadas para auditoria e solicitação de informações ao controle interno.

Para o coordenador do setor, José Carlos Garcia de Mello, o crescimento no número de denúncias se deve à facilidade de acesso por meio do portal do TCE-RS e a agilidade no  encaminhamento das demandas ao controle interno realizado pela Assessoria Técnica. “O denunciante não precisa se identificar e, assim que faz a reclamação, recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento do processo”, destaca.

A ouvidoria do TCE-RS recebeu, no mesmo período, avaliação positiva dos cidadãos, 77,39% das pessoas consideraram o serviço ótimo; 6,87% bom; 5,06% regular e 10,66% ruim.

As denúncias à ouvidoria do TCE-RS podem ser feitas no link http://www1.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/tcers/ouvidoria/denuncias,
pelo telefone 0800-541 98 00, através do e-mail ouvidor@tce.rs.gov.br ou, ainda, pessoalmente na sede da Corte, na rua Sete de Setembro, 388, Centro Histórico de Porto Alegre, e nos Serviços Regionais de Auditoria no interior do Estado (veja os endereços aqui).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/TCE-RS (Letícia Giacomelli e Fernanda Bagatini)

Leave a Reply