O chefe do Departamento de Auditoria em Saúde do Tribunal de Contas do Amazonas (Deas/TCE-AM), Rodrigo Valadão apresentou orientações e direcionamentos em reunião no Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-AM). O convite para representar a Corte de Contas foi feito pela diretoria-executiva do conselho. Estiveram presentes secretários e representantes de todos os municípios do Amazonas, bem como a diretoria-executiva do Cosems-AM.
Na reunião, o chefe do Deas tratou sobre a relevância de se criar um planejamento nas atividades do Sistema Único de Saúde, fez explicações de recente nota técnica produzida pela Corte de Contas acerca do tema, e destacou a importância de se seguir o plano específico da saúde já no primeiro ano de mandato de cada prefeito, para dar segurança no decorrer da gestão.
“A oportunidade foi boa para apresentarmos a importância do planejamento, buscar alternativas para a captação de recursos voltados a atenção básica da saúde. Esse encontro foi uma chance de estarmos perto do gestor e passar orientações para um melhor atendimento à sociedade”, destacou o chefe do Departamento de Auditoria em Saúde, Rodrigo Valadão.
Além de ouvir as orientações, os gestores puderam apresentar os problemas ocorridos em cada um dos municípios, dentre eles o atendimento especializado, na questão de recursos humanos com médicos especialistas disponíveis às gestões.
O financiamento estadual da atenção básica para os municípios também foi tema tratado nas conversas, onde foi destacada a necessidade dos municípios em articularem, com o Estado, planejamentos relacionados à saúde mais concretos para obtenção destes financiamentos.
Texto: Lucas Silva