Dia Mundial do Meio Ambiente teve distribuição de mudas de árvores no TCE-SC

Mudas de árvores nativas e frutíferas, cedidas pelas fundações do meio ambiente de Florianópolis (Floram) e de Biguaçu (Famab), foram distribuídas ao público interno do TCE/SC. A ação marca a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, iniciada na última quarta (5) e que e será realizada até o dia 7 pela Comissão de Gestão Ambiental do TCE/SC, instituída pela Portaria n° TC 294/2013. No mesmo dia, a exposição “Museu do Lixo”, da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), montada no hall do prédio novo será aberta à visitação.

Os eventos do dia 5 de junho antecedem a realização da Semana do Meio Ambiente, nos dias 6, 7 e 10 de junho, também organizada pela Comissão de Gestão Ambiental do TCE/SC. Tanto no dia 5/6, quanto nos dias 6 e 7/6, materiais educativos, produzidos pela ONG Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), de São Paulo, e pela Secretaria de Gestão Ambiental (SGA) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, serão expostos e distribuídos ao público interno.

No dia 7/6, o público terá mais uma oportunidade de levar mudas de árvores para casa. Dessa vez, a ação ocorrerá no hall do prédio novo, entre 14 e 18 horas. No mesmo dia, horário e local, serão projetados vídeos sobre meio ambiente e sustentabilidade e realizadas visitas guiadas a exposição para quem desejar mais detalhes sobre o Museu do Lixo.

programação completa da Semana do Meio Ambiente, que inclui também palestras, oficina e apresentação musical, está disponível no site do TCE/SC.

Museu do Lixo

O Museu do Lixo, instalado pela Comcap em 25 de setembro de 2003, tornou-se referência entre as atividades de educação ambiental no Estado de Santa Catarina, pela forma lúdica e informal com que reforça conteúdos sobre consumo sustentável baseado nos 4Rs – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Nasceu de um sonho de mais de 10 anos de um grupo de empregados da Comcap que pretendiam resgatar materiais jogados no lixo para construir um espaço de memória sobre hábitos e consumos da sociedade.

As primeiras peças separadas foram colocadas no antigo galpão de triagem da coleta seletiva da Comcap. Hoje, as instalações estão organizadas em ambientes diferenciados, montados e decorados com materiais reciclados. Inclusive as tintas usadas nas pinturas e a mandala do piso foram feitas com materiais reaproveitados. O Museu faz parte da visita guiada ao Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS) da Comcap, empresa de economia mista controlada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Recebe cerca de 6 mil visitantes ao ano, mediante agendamento prévio, e possui área de 200 metros quadrados. Tem coleções de ferros de passar roupa, latas de refrigerante e de cerveja, máquinas fotográficas e de costura, aparelhos de telefone e computadores, entre outras. Visitas podem ser agendadas pelo telefone (48) 3338 3031 ou o e-mail educacao.ambiental@comcap.org.br .

Leave a Reply