Diretoria da Atricon participa de encontro para debater ações na área ambiental

A Diretoria da Atricon esteve presente na abertura do I Encontro Técnico do Grupo de Trabalho dos Tribunais de Contas (TCs) da Região Norte, realizado nesta quarta-feira (1). Durante o evento, sediado pelo TC do Amazonas, foram debatidos temas ligados à atuação dos órgãos de controle, como as ações de fiscalização e de acompanhamento das políticas públicas voltadas ao meio ambiente.

Na oportunidade, o presidente do TC amazonense, Érico Desterro, destacou a missão comum de incentivar a preservação e a sustentabilidade, levando em consideração as diferenças entre os sete Estados da Região Norte. “O Amazonas possui, por exemplo, situações de desmatamento e de desenvolvimento sustentável diferentes do de Rondônia, o que precisa ser observado, por isso a necessidade desses debates”, afirmou Desterro.

Para o presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola, a atuação dos Tribunais de Contas na proteção e no incentivo ao desenvolvimento sustentável tem os seus pilares na Constituição Federal. Segundo ele, encontros como o sediado no TCE-AM são fundamentais para análise da realidade ambiental local e para o desenvolvimento de estratégias. “Não poderíamos estar em outra região do Brasil que não a do Norte para debater esse tema. Queremos dizer para os agentes públicos e para o conjunto da sociedade que estamos compromissados com essa agenda”, disse.

De acordo com o vice-presidente Executivo da Atricon, Edilson de Sousa Silva, o tema tratado durante o encontro objetiva, principalmente, garantir os direitos das gerações futuras. “Além das necessárias ações de preservação ao meio ambiente mais imediatas, é preciso planejar o desenvolvimento das cidades para que possam crescer de maneira equilibrada. Mobilidade urbana e iniciativas visando reduzir a poluição, por exemplo, são fatores que impactam diretamente a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos”.

A presidente do TCE do Pará, Maria Lima de Oliveira, ressaltou a relevância das ações de orientação aos gestores públicos. “Temos de nos aprofundar nessas ações, induzir a adoção de boas práticas, contribuindo para um planeta melhor. Cruzar os braços significa negligenciar”, pontuou.

Também participaram do Encontro Técnico, o presidente do TCE do Amapá e diretor de Relações Político-Institucionais da Atricon, Michel Houat Harb, o presidente do TCE de Roraima e conselheiro fiscal da entidade, Manoel Dantas Dias, o presidentes do TCE de Rondônia, Paulo Curi Neto, o presidente do TCE do Acre, Ronald Ribeiro, a presidente do TCE Pará, Maria de Lourdes Lima de Oliveira; e a presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, Mara Lúcia da Cruz, além de técnicos das Cortes de Contas da Região Norte.

Acesse aqui as fotos do encontro.


Assista ao Minuto TCE-AM.

Com informações do TCE-AM.