Diretoria quer sugestões para plano estratégico 2012-2017

Todos os conselheiros e auditores substitutos de conselheiros poderão participar com sugestões na elaboração do planejamento estratégico 2012-2017 da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON). Esta decisão foi aprovada na primeira reunião da nova diretoria da entidade, realizada na quarta-feira, 8/2, no plenário do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Conselheiros, ministros e auditores substitutos de conselheiros e de ministros receberão e-mail explicando como poderão contribuir com o plano estratégico.

Foi deliberado a data de 27 de fevereiro como prazo final para o envio de sugestões. O Plano Estratégico será analisado e aprovado em reunião marcada para os dias 15 e 16 de março, em Brasília. As sugestões devem ser enviadas para dois endereços eletrônicos: atricon@atricon.org.br e gab.ajoaquim@tce.mt.gov.br.

Na reunião do dia 8 de fevereiro, um dia após a solenidade de posse, o conselheiro presidente Antonio Joaquim (TCE/MT) apresentou uma minuta do plano estratégico, construído a partir de propostas enviadas por conselheiros do TCE-MG, TCM-BA, TCE-SP, TCE-BA, TCE-MT, TCE-RS, TCM-RJ, TCE-RR, TCE-PE e TCE-PA. A minuta foi organizada por equipe do Tribunal de Contas de Mato Grosso, coordenada pela consultora Elisabete Queiroz e pela auditora pública externa Risodalva Beata de Castro.

A minuta foi construída em torno de seis perspectivas: da sociedade, dos Tribunais de Contas, dos associados, dos processos internos, do aprendizado e inovação e financeira. Contém 10 grandes objetivos, todos com propostas de indicadores e metas, e já com 46 sugestões de iniciativas. “O documento representa um ponto de partida para se chegar ao plano estratégico de longo prazo, compreendendo três gestões”, explicou o conselheiro Antonio Joaquim.

A minuta de planejamento estratégico apresenta ainda proposta de identidade institucional da ATRICON. O negócio proposto é “Tribunais de Contas e seus membros” e a missão sugerida é “garantir a representação, a defesa e a integração dos Tribunais de Contas e de seus membros, visando ao fortalecimento do sistema de controle externo do Brasil, em benefício da sociedade”.

Após o recebimento de propostas, e equipe de apoio terá até o dia 12 de março para analisar e sistematizar as contribuições.

Leia mais sobre a minuta no espaço destaque nesta página.

Leave a Reply