Educação em debate: TCE-BA e TCMBA realizam Seminário

Foi aberto na manhã desta terça-feira (10) o Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta, em Salvador (BA). É a terceira edição do evento, realizado pelos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios da Bahia, em parceria com a Assembleia Legislativa daquele Estado, que reúne gestores em educação, educadores, estudantes e especialistas para debater a temática educacional.

O presidente Fábio Nogueira participa do evento, que se estende até esta quarta-feira, 11 de março, assim como os presidentes do Instituto Rui Barbosa, Ivan Bonilha; e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Thiers Montebello. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nélson Lea, está entre as autoridades presentes.

O Vice-Presidente de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativo e presidente do Comitê Técnico da Educação do IRB, Conselheiro Cezar Miola, participa como palestrante no painel que abordará os sistemas nacional e estadual de ensino e os impactos de suas articulações. Conselheiros e auditores de controle externo de todo os Brasil, também participam.

Na abertura do Seminário, o presidente do TCE-BA, Gildásio Penedo Filho, destacou a importância do projeto Educação é da Nossa Conta e chamou a atenção para a necessidade de aferição da efetividade do ensino público no Brasil. O presidente do TCMBA, conselheiro Plínio Carneiro Filho, também fez discurso acerca da preocupação que a temática desperta no Sistema Tribunais de Contas, que “vem desenvolvendo mecanismos de fiscalização e controle cada vez mais sofisticados em relação às políticas de educação”.

Além da possibilidade de acompanhamento presencial da programação, os municípios baianos participam do Seminário em auditórios locais, onde acompanham a retransmissão feita pela TV da Assembleia e pelo Canal Youtube Educação é da Nossa Conta.

A programação do Seminário é composta por painéis e três minicursos, voltados ao planejamento público e às ferramentas de gestão desenvolvidas pelos Tribunais de Contas baianos: o Índice de Performance da Educação nos Municípios (IPEM) e o aplicativo Na Ponta do Lápis.

Assista à programação em  https://www.youtube.com/channel/UCSv_XzKsyDzIsOOHRpme_Ow