Os Encontros com o Futuro promoveram nesta terça-feira (28) três sessões temáticas dentro do XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas) abordando Credenciamento das Escolas junto ao Ministério da Educação (MEC), Projeto Cientista Chefe e Ferramentas Digitais. A programação faz parte do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), que acontece em Fortaleza (CE). Na primeira sessão temática, a professora mestre em Educação Guaraciara Barros Leal do Conselho Estadual de Educação (CE), apresentou todas as normas e etapas técnicas necessárias para o credenciamento das Escolas junto ao MEC. Ela ressaltou que a inscrição junto ao governo federal é a forma correta prevista pela legislação atual para que as escolas prestem um serviço com a qualidade que uma sociedade merece.
“Todo credenciamento para a educação superior é concedido pelo MEC. Nenhum conselho estadual tem a prerrogativa de credenciar uma escola para oferta de educação à distância. Essa é a primeira grande questão. E o credenciamento só é concedido após a avaliação de um especialista”, explicou Guaraciara.
“Ao credenciar uma escola para educação à distância, é necessário explicitar os polos onde essa educação vai funcionar, as condições físicas, materiais e pedagógicas, além de um quadro de pessoal com professor, tutor e coordenador, que têm importância fundamental na orientação do aluno na educação à distância”, completou a professora.
Programa Cientista Chefe
A experiência do governo do Ceará para integrar o conhecimento acadêmico e a gestão pública com o Programa Cientista Chefe foi pauta da Sessão Temática II. A iniciativa leva equipes de pesquisadores às secretarias e órgãos estratégicos da gestão pública, buscando soluções baseadas em ciência, tecnologia e inovação. O prof. Jorge Barbosa Soares, Diretor de Inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), apresentou.
“Abrigado na Funcap, vinculado à Secretaria de ciência e tecnologia, esse programa, que está completando seis anos, permite a aproximação de pesquisadores com a gestão pública. É um mecanismo que possibilita que a academia desenvolva projetos, execute e monitore, com entregas concretas de problemas reais da administração pública”, falou o diretor.
Ele destacou ainda que “o objetivo do programa é melhorar os serviços oferecidos à população. Ao unir o conhecimento acadêmico à operação governamental, conseguimos promover mudanças significativas e positivas na forma como a sociedade é atendida e beneficiada pelos serviços públicos”, conclui Jorge Barbosa.
Ferramentas Digitais
Ética, capacitação e superação. Essas três questões nortearam a palestra sobre Ferramentas Digitais ministrada pelo doutor em educação e diretor do Centro de Referência em Educação a Distância (IFCE), Igor de Moraes Paim, durante a Sessão Temática III. “A inteligência artificial nos causa medo. E o medo é benéfico, pois nos motiva diante dessa transformação inexorável”, alertou para uma plateia atenta.
Paim salientou que: “hoje a inteligência artificial lidera todo o processo de revolução tecnológica e isso impacta, multidimensionalmente na vida das pessoas. Temos que saber como utilizar a ferramenta para melhorar a qualidade de vida humana e sempre analisando o mapa de riscos. O que isso impacta na vida das pessoas em larga escala?
“É, desafio. O importante é que estejamos preparados para lidar com a tecnologia. O fato é que todos estamos impactados, mas precisamos cumprir o nosso dever de saber operar, utilizar, pensar: que eu chamo de limites, possibilidades e oportunidades das ferramentas digitais.
O Congresso
O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.
Acompanhe a cobertura completa e apresentações dos painelistas no site da Atricon. As fotos estarão disponíveis no Flickr. A programação pode ser acessada diretamente no site do Congresso e contará com palestras, encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação.
O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o patrocínio do Sebrae, da Água Mineral Natural Indaiá, do Banco do Nordeste e do Governo Federal.
O apoio é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Dragão do Mar, das Secretarias da Cultura e do Turismo do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).
Texto: Ivana Leal
Edição: Vinicius Appel
Foto: Tony Ribeiro