Em sessão especial de posse, prefeito da capital cumprimenta novo Corpo Diretivo do TCMSP

O prefeito da capital, Ricardo Nunes, participou da sessão especial de posse do novo Corpo Diretivo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), realizada na manhã dessa quinta-feira (20/1), de modo virtual, em decorrência da pandemia de Covid 19.

O conselheiro João Antonio da Silva Filho permanece como presidente da Corte de Contas Paulistana, cargo para o qual foi reconduzido na eleição realizada em dezembro passado. Para esta próxima gestão de 2022, também foram eleitos e empossados, o vice-presidente Eduardo Tuma e o corregedor Roberto Braguim.

O prefeito Ricardo Nunes, que nessa manhã esteve reunido com o seu secretariado, fez questão de se ausentar por alguns minutos da reunião  para cumprimentar a nova mesa diretora do TCMSP, sendo espontaneamente  acompanhado pelos secretários municipais da Fazenda, Guilherme Bueno , e da Saúde, Edson Aparecido, que pediram a palavra e agradeceram ao apoio técnico do Tribunal para a construção do futuro de uma cidade cada vez melhor para todos, especialmente em um contexto complexo e desafiador da crise sanitária atual.

Ricardo Nunes, enfatizando que o Controle Externo exerce papel preponderante no funcionamento da cidade, falou sobre “a contribuição que o trabalho técnico do TCMSP tem dado para o Município, com muito diálogo para melhorar cada dia mais os serviços da Prefeitura de São Paulo, sempre com muito diálogo”.  Nas suas palavras “essa não é somente a sua percepção, mas o sentimento de toda a sua equipe, reunida na sala ao lado”.

No encerramento da sua saudação, o prefeito estendeu seus cumprimentos aos conselheiros Maurício Faria e Domingos Dissei que, com os empossados, compõem o Colegiado do TCMSP.

O presidente João Antonio em suas breves palavras, reafirmou o compromisso do Tribunal com a sua principal missão, “que é de exercer um  controle externo afinado com as finalidade do Estado e do desenvolvimento integral das pessoas.”

No seu entendimento, uma gestão eficiente passa também pelo diálogo constante com a vontade conjunta de todo o Tribunal, com o Colegiado e servidores, que caminham na mesma perspectiva, em favor dos cidadãos paulistanos, reafirmando “que os trabalhos continuarão sendo construídos coletivamente, com apoio de um corpo técnico de excelência, que sem dúvida, está entre os melhores do Pais”.

Dirigindo-se ao prefeito e aos secretários municipais e referindo-se às atribuições constitucionais do TCMSP, João Antonio ressaltou que o Órgão tem  desenvolvido mecanismos cada vez mais eficientes para chegar antes do desperdício do dinheiro público, fortalecendo os controles preventivo e concomitante, sem abrir mão da sua competência de controle da conformidade dos atos da Administração. Assim, disse João Antonio, “cumprimos um dos nossos papéis mais importantes, fazendo, com que as finalidades do Estado sejam alcançadas, com boas práticas administrativas e políticas públicas efetivas para a cidade, lembrando que o Estado somos todos nós, Câmara Municipal, Executivo e Tribunal de Contas, cada um cumprindo com o seu papel constitucional, mas todos envolvidos sobremaneira na busca de políticas  públicas que, de fato, possam melhorar a vida dos paulistanos”.

Eduardo Tuma, novo vice-presidente da Corte de Contas, cumprimentou os empossados, desejando “uma gestão profícua” e agradeceu a presença do representante do Executivo que, “juntamente com o Poder Legislativo, tem dialogado com o Tribunal de Contas da capital para o aprimoramento dos serviços na cidade”.

Na mesma linha, o corregedor, conselheiro Roberto Braguim, desejou sucesso aos recém-empossados e demonstrou a sua gratidão ao prefeito e aos secretários pela presença que, no seu entendimento, “robustece essa sessão de posse”.

O secretário geral do TCMSP, Ricardo Panato, conduziu a cerimônia de posse, formalizando a composição da nova direção da Instituição para este ano.

Fonte: https://portal.tcm.sp.gov.br/Pagina/41597

Assista à sessão especial de posse: