Encontro de representantes do Sistema Tribunais de Contas com Controlador-Geral da Colômbia aponta para possível parceria institucional entre ambos

O presidente Fábio Nogueira participou de encontro institucional com o Controlador Geral da Colômbia, Carlos Felipe Córdoba Larrarte, na sede do IRB, em Brasília, nesta quarta-feira (19/02). Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de intercâmbio com os Tribunais de Contas do Brasil para a ampliação da capacidade de qualificação da gestão pública, em ambos os países, além do compartilhamento de boas práticas de Controle Externo.

O Instituto Rui Barbosa, braço pedagógico dos Tribunais de Contas brasileiros, foi responsável pelo agendamento do encontro institucional. Os entendimentos preliminares foram conduzidos pelo atual presidente, conselheiro Ivan Bonilha, e futuro presidente do IRB conselheiro Edilberto Pontes.

O presidente do CNPTC e próximo presidente da ABRACOM, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, também participou.  Ainda esteve presente a Dra. Tânia Hernández Guzmán, Diretora do Centro de Estudos Fiscais da Controladoria colombiana.

Em sua explanação sobre a estrutura organizacional dos Tribunais de Contas, o presidente Fábio Nogueira salientou a capacidade que possuem para o propósito pedagógico. “As Escolas de Contas estão integradas às 33 Cortes brasileiras. Cada uma delas se dedica a capacitar, dentro das especificidades regionais, gestores e agentes públicos para o melhore exercício da governança”.

A título de exemplificação, Fábio Nogueira citou o exercício anterior ao estado de pandemia – que provocou uma alteração do calendário -, foram ministrados em torno de 5000 mil cursos, com atendimento a cerca de 600 mil pessoas.  

O presidente da Atricon lembrou, ainda, que o próprio quadro técnico dos Tribunais de Contas passa por constantes treinamentos, nas próprias Escolas de Contas, para absorver novas técnicas e fundamentos de utilização da ciência de dados nas auditorias. “A inteligência artificial, que se renova em grande velocidade, está cada dia mais presente para auxiliar na fiscalização”, salientou.

Por fim, Fábio Nogueira salientou a importância do compartilhamento de boas práticas e que, se confirmando a parceria entre os TCs do Brasil e a Controladoria da Colômbia, os dois países sairão fortalecidos.

Ascom Atricon (Ridismar Moraes), 20 de janeiro de 2022.