Encontro de apoio à MPE do Rio de Janeiro terá presença de dirigentes nacionais

Os dirigentes nacionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM) vão participar no rio de janeiro, sede do TCE-RJ, do Encontro “Os Tribunais de Contas e o Desenvolvimento Local”.

A atividade será realizada simultaneamente nesta quarta-feira, 13, a partir de 13h, em 22 capitais brasileiras, objetivando debater com prefeitos e presidentes de Câmara de Vereadores a aplicação da Lei Complementar 123/2006, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. No Rio de Janeiro, o encontro está sendo coordenado pelo presidente do TCE-RJ, conselheiro Jonas Lopes de Carvalho Júnior.

A ação nacional foi solicitada à Atricon e ao IRB pelo Sebrae, sob o argumento de que menos de 20 por cento dos municípios brasileiros observam a legislação, especialmente em compras governamentais. A Lei Complementar assegura tratamento jurídico diferenciado às microempresas em aquisições de produtos e contratação de serviços.

Segundo o presidente da Atricon, conselheiro Antonio Joaquim, nos procedimentos licitatórios as Prefeituras Municipais tendem a observar apenas a Lei das Licitações (Lei 8666/93), ao passo que também devem cumprir a Lei Geral assegurando a presença das empresas de pequeno porte nas aquisições públicas. “Essa é uma Lei que interessa ao desenvolvimento dos próprios municípios, pois fortalece o empresariado local, garante emprego, renda e impostos”, afirmou.

Leave a Reply