O Tribunal de Contas de Pernambuco, em parceria com a Atricon e o Instituto Rui Barbosa, vai realizar o Primeiro Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas do Brasil, nos dias 1 e 2 de agosto, no Recife.
O objetivo é promover a integração e troca de experiências sobre o uso da IA nos Tribunais de Contas. O evento espera cerca de 200 participantes, com uma programação que inclui palestras e painéis com representantes de empresas como Google, Microsoft, Gartner, além de especialistas do judiciário.
O presidente do TCE de Pernambuco, Valdecir Pascoal, destaca, no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça, a importância do encontro para compartilhar desafios e soluções.
O Tribunal de Contas pernambucano possui uma solução de Inteligência Artificial chamada Aurora, atualmente em fase piloto e disponível para um número limitado de servidores. A plataforma permite resumir e simplificar textos, extrair e analisar dados estruturados, visando aumentar a eficiência e produtividade dos processos internos.
Embora seu uso inicial seja interno, há planos futuros para disponibilizá-la ao público para responder às dúvidas dos cidadãos.