Escola de Contas do TCE-RJ promove aprimoramento de professores

O TCE-RJ tem investido, cada vez mais, numa política de capacitação do corpo docente da Escola de Contas e Gestão. Nesta segunda-feira (18/02), teve início o curso Estratégias de Comunicação Aplicadas a Docentes, que será realizado por 72 servidores, que ministram aulas tanto para o público interno como para o externo (jurisdicionados) do Tribunal.

A diretora-geral da ECG, Paula Alexandra Nazareth, destaca que a instituição tem uma área específica voltada para a formação de novos professores e reciclagem dos docentes mais experientes. “Nossa equipe inclui muitos técnicos do Tribunal, sendo que alguns não tinham experiência em lecionar até integrarem o quadro de professores da escola. É importante investirmos não só em conteúdo, mas em técnicas de comunicação na sala de aula, especialmente porque trabalhamos com públicos diversos”, explicou.

A capacitação incluirá aulas teóricas e práticas, com aplicação de dinâmicas de grupo, jogos e dramatizações como estratégias de reforço de conteúdo. “De modo geral, acreditamos que uma boa aula tem de ser bem conduzida e ministrada. Assim como diversas instituições, o TCE enxergou a necessidade de treinar seus professores, para que eles possam, cada vez mais, passar o conteúdo de seus cursos de forma mais fácil para os alunos”, afirmou Valnei Faria, responsável pelo treinamento prático do Método NP, desenvolvido pela empresa Ney Pereira, que atua no mercado de treinamento empresarial e corporativo desde 2000.

Servidor do TCE-RJ há 13 anos, Marcello Leoni Torres é professor da ECG há dois anos, onde leciona a disciplina Processo Administrativo, em turmas destinadas ao público interno e aos jurisdicionados. Sua expectativa com o curso é altamente positiva. “Essa é uma oportunidade de me reciclar e atualizar, o que, certamente, permitirá com que eu realize meu trabalho de uma forma melhor. Adoro estudar, agregar conhecimento. O aprendizado é um processo contínuo”, disse Marcello, que é bacharel em Direito e pós-graduado em Processo Civil, pouco antes da aula inaugural.

Com 18 anos de experiência como professora em cursos de inglês, a servidora Regina Abrantes (ao lado de Marcello Torres, na foto) prepara-se para integrar o corpo docente da ECG ainda neste ano letivo. “O curso é super importante não só para quem está começando, mas também para quem tem anos de magistério. É uma chance de fazermos uma introspecção, e vermos se temos como melhorar e adequar a metodologia de acordo com os diferentes grupos de alunos”, disse Regina, que é assistente da direção-geral da ECG e tem formação em Secretariado-Executivo, além de pós-graduação em Língua Inglesa.

O curso terá três turmas, com 24 alunos cada, e está sendo desenvolvido na sede do Tribunal, no Centro do Rio.

Leave a Reply