A Escola de Contas Mariazinha Vellozo Lucas, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), encerrou as atividades de 2023 com números expressivos. No total, foram 78.358 horas de capacitação para membros do TCE-ES, servidores e jurisdicionados – tanto na modalidade presencial quanto on-line.
Ao longo do ano, foram registradas participações de servidores do TCE-ES em 164 eventos, entre internos e externos. Já os eventos para os jurisdicionados do Tribunal de Contas foram 131.
O secretário da Escola de Contas, Fábio Vargas, avalia o ano de 2023 como muito positivo para a Escola. “Nós conseguimos realizar o Enfoc no interior e na Grande Vitória, tivemos uma grande participação em eventos externos, realizamos eventos importantes como audiências públicas e encontros técnicos, então, foi, sem dúvida, um ano muito positivo”, disse.
“A ‘matéria-prima’ do Tribunal é o conhecimento. E o nosso capital intelectual é o que nos diferencia. Então, nada mais justo do que investir em capacitação”, acrescentou Vargas.
Por meio da Escola de Contas foram emitidas mais de 500 passagens para participação em eventos. “Entre os eventos, podemos citar o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Fortaleza. Participaram 32 representantes do TCE-ES, entre membros e servidores”, destacou o secretário da Escola.
Outros pontos destacados pelo secretário foram os convênios celebrados com a Ufes – com bolsas de estudos no mestrado de Gestão Pública, Mestrado e Doutorado em Economia e Doutorado em Ciências Contábeis, e o uso da inteligência artificial para criar e ministrar um curso à distância no formato virtual.
Enfoc
Em 2023, 5.958 servidores das prefeituras e de órgãos estaduais participaram dos treinamentos do Encontro de Formação em Controle (Enfoc). As aulas foram realizadas em sete polos, de norte a sul do Estado: Linhares, Alegre, Nova Venécia, Santa Teresa, Vitória, Venda Nova do Imigrante e Anchieta.
Ao longo do ano, os cursos relacionados à Nova Lei de Licitações e Contratos foram os que tiveram a maior procura. Além deste tema também foram abordados assuntos como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Setor Público; o Índice de Participação dos Municípios (IPM) e sua relação com a Educação Fiscal; Renúncia de Receita – aspectos práticos e teóricos, entre outros assuntos relacionados à administração pública.
Atualmente, a Escola de Contas está em fase de conclusão do Plano Anual de Ações Educacionais (Paae). Esse documento, que precisa ser aprovado em Plenário, irá nortear as ações da equipe da Escola em 2024.
Fonte: TCE-ES