Fiscalização do TCE-SP encontra merenda escolar vencida em 10% das escolas fiscalizadas

Fiscalização do TCE encontra merenda escolar vencida em 10% das escolas fiscalizadas

Além disso 92% das unidades escolares não têm o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Por SP1

TCE faz fiscalização em merendas escolares e encontra alimentos vencidos

O Tribunal de Contas do Estado faz uma operação surpresa nesta terça-feira (28) para fiscalizar a qualidade da merenda escolar em 275 escolas públicas do estado. O TCE encontrou alimentos vencidos em 10% das unidades visitadas. Além disso, 82% não tinham alvará da Vigilância Sanitária e 92% não tinham o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

A ação começou às 7h, em 219 municípios. Segundo o presidente do TCE, Antônio Roque Citadini, os técnicos chegam às escolas munidos de um computador e uma lista de requisitos a serem avaliados. “No caso da merenda, primeiro, o cardápio, qualidade da merenda, se está obedecendo o que foi contratado, se a condição e a guarda dos produtos está adequada”, disse Citadini.

Uma série de fiscalizações também foi feita no ano passado. Segundo o presidente do TCE, algumas unidades apresentaram os mesmos problemas neste ano. “Uma parte significativa foi corrigida, uma outra parte, não foi”. No final da tarde desta terça, o TCE apresentará um relatório com um balanço sobre a fiscalização desta terça.

A reportagem do SP1 acompanhou durante uma semana o cardápio da merenda na Escola Estadual Homero Fernando Milano, em Itaquaquecetuba. No dia 28 de março, a escola serviu arroz com ervilhas. Sem nenhum tipo de carne. No dia seguinte, macarrão no caldo de carne. No dia 1º de abril, arroz com sardinha. Um dia depois, arroz com almôndega. Em alguns pratos, vinha apenas uma almôndega. No quinto dia acompanhado, os alunos receberam macarrão com apenas uma colher da atum enlatado.

Publicado em https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/05/28/tribunal-de-contas-fiscaliza-qualidade-da-merenda-escolar-em-219-cidades-de-sp.ghtml