Folha de São Paulo: TCU diz que BNDES é instituição mais transparente do país

Notícia publicada pelo jornal Folha de São Paulo cita o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP); leia a íntegra.
Pelo segundo ano consecutivo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi avaliado pelo Tribunal de Contas da União (ICU) como a mais transparente das estatais federais, atingindo a nota mais alta.

O ranking, produzido pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), avaliou 53 organizações, sendo 9 órgãos federais e 44 entidades estatais, dentro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

O índice de transparência obtido pelo BNDES foi de 96,81% (o mesmo de 2022) e acima do índice médio de 73,48% do conjunto das organizações federais avaliadas.

“Mais uma vez, o BNDES é reconhecido como a instituição mais transparente da República”, disse o presidente do banco, Aloizio Mercadante.

“Nossa atuação se baseia em uma cultura de dados abertos, diálogo e cooperação, acessíveis para qualquer cidadão participar do processo democrático, um valor extremamente importante no governo do presidente Lula.”

PARÁ NA LIDERANÇA

Entre os estados avaliados, Pará foi o mais transparente, com 80,41%, seguido por Rondônia (79,87%) e Minas Gerais (75,12%). São Paulo ficou na 15ª colocação (58,11%), considerada média nacional.