Gestores municipais conhecem Portal da Transparência do TCE-AL

A quase totalidade de prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais do Estado de Alagoas lotou, na manhã hoje, o Auditório do Tribunal de Contas para conhecer o sistema que criará portais de transparências dos municípios, incorporado à plataforma do Tribunal. O com as presença do presidente da AMA – Associação dos Municípios, Marcio Beltrão, representado os municípios filiados, foi firmado um convênio com o TCE-AL no sentido dessa integração de sistemas.

O presidente da Casa, conselheiro Cícero Amélio da Silva, fez a  saudação aos visitantes dando-lhes uma ideia do que ele iriam conhecer a partir daquele momento. “Um verdadeiro avanço tecnológico, que irá deixar cada vez mais transparente os atos praticados pelos gestores, atendendo ao que dispõe a Lei da Transparência e aos anseios da comunidade, que deseja conhecer e acompanhar o desempenho das atividades dos seus representantes na  administração pública.

O presidente da Escola de Contas Públicas, conselheiro Luiz Eustáquio Toledo falou sobre a importância da transparência no serviço público estadual e municipal nos dias atuais, seguindo o exemplo do que já vem ocorrendo na esfera federal .

O procurador-chefe do Ministério Público de Contas, Pedro Barbosa Neto, discorreu sobre os aspectos jurídicos da aplicação da Lei da Transparência. E o diretor de Informática, Kerchenn Elteque, abordou o lado técnico do programa mostrando o funcionamento do sistema que atuará em integração como o SICAP – Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública.

Apresentação em PDF – Sicap Transparência – Clique aqui para visualizar

Leave a Reply