Governador assegura apoio para criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas

O Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) homenageou, no dia quatro de outubro, 24 personalidades com o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim. Durante a cerimônia, o Conselheiro Corregedor do TCE-MT, Antonio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, pediu apoio do Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, na defesa da criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas.

O Conselheiro Antonio Joaquim, um dos homenageados da cerimônia, destacou a importância do envolvimento do governador na defesa da emenda constitucional que propõe a criação do Conselho. “Precisamos do vosso apoio e engajamento para ajudar a consolidar o sistema nacional do controle externo”, disse ele, dirigindo-se à Anastasia.

Na oportunidade, o Conselheiro Antonio Joaquim fez uma homenagem especial ao governador de Minas Gerais com a entrega do Colar do Mérito da Atricon Ministro Miguel Seabra Fagundes, concedida pela Atricon.

Em seu discurso, o Governador Antonio Anastasia agradeceu a homenagem e destacou a importância da criação do Conselho. Segundo ele, a “presença desse conselho nacional integrando não só o Tribunal de Contas da União, mas também seus congêneres estaduais, seria um grande avanço em prol do controle externo”.

Solenidade:

O Presidente do TCEMG, Conselheiro Wanderley Ávila, no discurso de abertura da solenidade destacou que “cabe ao Tribunal de Contas medidas eficazes para exercer de fato o controle tempestivo, intensificando ações pedagógicas para diminuir os questionamentos e dúvidas, buscando atender também a demanda da sociedade por um serviço público de qualidade”.

Falando em nome dos homenageados, o Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Augusto Nardes, agradeceu a indicação para receber o Colar do Mérito e lembrou que “essa comenda já distinguiu brasileiros de escol e gabaritadas instituições, todos com relevantes serviços prestados a esse tribunal de contas”.

Os agraciados:

A Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Almeida Gazzola; a Defensora Pública-Geral do Estado de Minas Gerais, Andréa Abritta Garzon Tonet; o jornalista, Cesar Romero Giovanini Corrêa; a Procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Cristina Andrade Melo; o Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Daniel de Carvalho Guimarães; o Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel PM Divino Pereira de Brito; a Procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Elke Andrade Soares de Moura Silva; o Procurador da Procuradoria Regional da República – 1ª Região, Eugênio Pacelli de Oliveira; o Procurador do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, Fabrício Macedo Motta; o Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais, Flávio Henrique Unes Pereira; o Presidente da Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco/MG, Vereador Jayme Silva Filho; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, José Flávio de Almeida; o Presidente de Honra da APAE de Visconde do Rio Branco/MG, José Slaibi; o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Leonel Ricardo de Andrade; o advogado e professor de Direito Administrativo, Doutor Luciano de Araújo Ferraz; a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Márcia Maria Milanez; o Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco Corrêa de Mello; o Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel. PM Márcio Martins Sant’Ana; o médico, Mozart de Oliveira; o Presidente da Fundação Hospital de Olhos e Cônsul Honorário do Canadá em Minas Gerais, doutor Ricardo Queiroz Guimarães; a Procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Sara Meinberg Schmidt de Andrade Duarte; a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Vanessa Verdolim Hudson Andrade. O Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal de Contas da União, Ministro Augusto Nardes e o Presidente da Atricon, Conselheiro-Corregedor do TCEMT, Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto receberam a homenagem referente ao exercício de 2011.

Leave a Reply