Iguatu recebe qualificação de Programas do Tribunal de Contas do Ceará

Iguatu será a próxima cidade cearense a receber a qualificação dos programas Agente de Controle e Gestores Escolares. Os dois eventos são de iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC).

O curso de Qualificação de Gestores Escolares em Prestação de Contas será realizado nesta quinta e sexta-feira (6 e 7/6), na sede da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (16ª Crede).

Sessenta e cinco profissionais da área da educação, entre diretores, coordenadores, presidentes de conselhos, superintendentes escolares e técnicos da área financeira dos municípios de Iguatu, Acopiara, Cariús, Catarina, Jucás, Orós e Quixelô receberão o treinamento.

O objetivo é qualificar gestores das escolas públicas estaduais sobre a forma adequada de realizarem procedimento licitatório na modalidade Carta Convite e na Prestação de Contas dos recursos movimentados diretamente pela unidade escolar.

Serão abordados, ainda, assuntos relacionados à licitação e documentação necessária para demonstrar a correta aplicação dos recursos públicos. O treinamento será ministrado pelo diretor da 5ª Inspetoria de Controle Externo (5ª ICE) do TCE, Rubens Cezar Parente Nogueira.

Já o programa Agente de Controle, também coordenado pela Escola de Contas, capacitará os alunos do Colégio Estadual Liceu de Iguatu. Cerca de 250 alunos, divididos em duas turmas, serão qualificados nesta quinta-feira (6/6). A palestra será proferida pela diretoria executiva do IPC, Maria Hilária de Sá Barreto, e pelo assessor da diretoria, Pedro Henrique Alves Camelo.

O programa Agente de Controle permite compreender os mecanismos disponíveis a serem utilizados pelo cidadão com o objetivo de contribuir para um maior controle social, de forma a melhorar a aplicação de investimentos dos recursos públicos.

Serviço:

Gestores Escolares

Local: Sede da 16ª CredeIguatu (CE)

Carga horária: 12 horas

Dias e Horários: 6/6 (8 às 12h / 14 às 18h) e 7/6 (8 às 12h)

Agente de Controle

Local: Colégio Estadual Liceu de Iguatu

1ª Turma: 6/6 (10 às 11h30)

2ª Turma: 6/6 (14h30 às 16h)

Leave a Reply