Instituto Plácido Castelo do TCE-CE oferta cursos a distância voltados à gestão pública

Estão abertas as inscrições para cursos a distância ofertados pela Escola de Contas e Gestão do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC). As qualificações serão realizadas nos meses de março e abril. Servidores, colaboradores, jurisdicionados e sociedade em geral, podem fazer a inscrição por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged). Os participantes serão capacitados através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Entre os dias 7 de março e 4 de abril, o secretário de Tecnologia da Informação do TCE Ceará, Alexsandre Silva, apresentará o tema “Gestão de Riscos e Controle Interno”. A qualificação vai evidenciar os principais aspectos conceituais dos componentes e objetivos do gerenciamento de risco corporativo, tendo por base as melhores práticas do Framework Coso – para avaliar e aperfeiçoar seus sistemas de controle interno. As inscrições vão até 2 de março. Alexsandre Silva é Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

O curso “Extensão em Direito Constitucional Aplicado à Gestão Pública”, que acontecerá de 14 de março a 18 de abril, será ministrado pelo procurador do Banco Central, João Marcelo Magalhães, Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor). O objetivo é proporcionar estudos dos temas fundamentais do Direito Constitucional, com ênfase na administração pública. Os interessados podem fazer a inscrição até dia 9 de março.

Durante o mesmo período, “Previdência do Servidor Público após a Emenda Constitucional (EC) 103/19” será tema da qualificação ministrada pela consultora técnica do gabinete do conselheiro Rholden Queiroz, Meiry Mesquita. A instrutora é Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). As inscrições também podem ser realizadas até 9 de março. O curso visa discutir as alterações implementadas pela EC 103/2019.

A oferta de cursos do TCE Ceará, por meio do IPC, faz parte de uma série de iniciativas pedagógicas a distância realizadas pelo Instituto, com o objetivo de orientar e capacitar gestores e a sociedade em geral, sobre temas pertinentes à administração pública.

Saiba mais: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4812-instituto-placido-castelo-oferta-cursos-a-distancia-voltados-a-gestao-publica