Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Integrante da Atricon realiza palestra para o público interno do TCE-SC

Banner QATC_80x120cmO vice-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior, informou, que o projeto Marco de Medição de Desempenho – Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (MMD-QATC) está em andamento. No dia 5, foi realizada palestra de sensibilização pelo integrante da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Piauí, Jaylson Fabianh Lopes Campelo.

Participaram do evento os conselheiros, auditores-substitutos de conselheiros, representantes do Ministério Público junta à Corte catarinense (MPTC) e os servidores do TCE-SC. O objetivo foi possibilitar que todo o público interno conhecesse o conteúdo e a finalidade do projeto, além de apresentar aspectos específicos dirigidos aos colaboradores diretos da ação — diretores, coordenadores e responsáveis por diversos setores do Tribunal —, contatados previamente pela Comissão.

O trabalho da comissão engloba, entre outras funções, prestar orientação aos colaboradores diretos, compilar os dados dos questionários e elaborar os relatórios que serão enviados à Atricon. Nesta semana a comissão realizou visitas às unidades do TCE-SC para o repasse de informações iniciais sobre o projeto.

“É muito importante contarmos com o engajamento dos vários setores deste Tribunal, buscando um trabalho em equipe, para o desenvolvimento de um bom diagnóstico da atuação desta casa a fim de subsidiar esta tão importante auto-avaliação, que se tornará essencial para traçar objetivos e prioridades para o aperfeiçoamento das nossas atividades de controle externo”, enfatizou Ferreira Jr., coordenador do projeto.

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Luiz Roberto Herbst, reforçou a importância da implantação do Marco de Medição de Desempenho para a melhoria do trabalho realizado pelo TCE-SC. “Assim poderemos verificar nossas deficiências e, na medida do possível, corrigir e implementar o que for necessário para um melhor desempenho do nosso controle externo”, defendeu o presidente.

Mais recentes

Atricon apoia guia do UNICEF sobre equidade étnico-racial nas políticas públicas

Portaria estabelece regras para uso de IA Autônoma no TCE-PE

Sebastião Helvecio apresenta experiência dos TCs em seminário na Espanha

Valdecir Pascoal representa TCE-PE no Colegiado que fiscalizará o Comitê Gestor do novo imposto IBS

Atricon recomenda: livro aborda o acordo de não-persecução administrativa

Leia também

Atricon apoia guia do UNICEF sobre equidade étnico-racial nas políticas públicas

O material integra a edição 2025-2028 do Selo UNICEF e apresenta recomendações para áreas como educação, saúde, assistência social, proteção contra violências, água, saneamento, participação social e planejamento orçamentário.

Portaria estabelece regras para uso de IA Autônoma no TCE-PE

A medida busca reduzir riscos à segurança digital e proteger dados e informações do Tribunal. Esse tipo de ferramenta é capaz de tomar decisões e executar tarefas com pouca ou nenhuma supervisão humana, a partir de um objetivo definido.

Sebastião Helvecio apresenta experiência dos TCs em seminário na Espanha

O conselheiro emérito participou do Seminário “Fundos Europeus na Universidade Pública: Gestão, Controle e Responsabilidade Institucional”, realizado pela Universidad de Castilla-La Mancha.