Inteligência: TCE-BA e Abin assinam aditivo de cooperação técnica em convênio

Com o objetivo de avançar nas bases do convênio já existente com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), conselheiro Marcus Presidio, recebeu, nesta segunda-feira (18), em seu gabinete, a visita do superintendente estadual da Abin, Isaac Figueira Miranda. Na ocasião, os dirigentes assinaram o termo aditivo ao acordo de cooperação técnica com o propósito de aprofundar a cooperação estabelecida por meio de convênio firmado em 2019, cujo objetivo é o intercâmbio de informações, conhecimentos e bases de dados, visando ao aprimoramento de suas atividades.

Para o presidente do TCE-BA, conselheiro Marcus Presidio, a intenção é melhorar ainda mais o nível de capacitação do núcleo de inteligência da Corte de Contas, e reconhecer que a partir da cooperação foi possível aprofundar as auditorias e tratar melhor as informações. “Vamos seguir capacitando os técnicos da Abin no uso do Sistema de Observação de Contas Públicas (Mirante). O retorno esperado virá na forma de capacitação no campo da inteligência investigatória para a apuração de irregularidades praticadas com o uso de recursos públicos. Seguimos firmes no propósito de, cada dia mais, avançarmos na parceria, no sentido de realizar com mais afinco nosso desempenho constitucional”, pontuou.

Já o superintendente estadual da Abin, Isaac Figueira Miranda, ressaltou a continuidade da parceria que vem dando certo, com a realização de treinamentos para estruturação do Núcleo de Inteligência do TCE, além da troca de informações naquilo que for do interesse do Tribunal e apoio para a capacitação do pessoal da Abin. “Ao longo desses cinco anos, trouxemos eventos de proteção do conhecimento e fornecemos alguns cursos para o núcleo de inteligência. Essa parceria tem sido exitosa. Além da utilização desenvolvida pelo TCE, e das suas diversas bases de dados, esse convênio proporciona conteúdo útil para a atividade de suprimento de informações estratégicas e de inteligência para os órgãos da União”, concluiu.

Participaram também da reunião o assessor militar da Corte de Contas, coronel Anildo Rocha, e a chefe do Cerimonial, Evellyn Figueredo.

Fonte: TCE-BA