Ivens Linhares toma posse como conselheiro do TCE-PR nesta quinta-feira, dia 9

A posse do auditor Ivens Linhares no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) será realizada na próxima quinta-feira (9 de outubro), às 15 horas, em sessão extraordinária do Tribunal Pleno. Ele atua no Tribunal desde 2005, após aprovação em concurso público, e ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Caio Márcio Nogueira Soares.

Ivens Linhares foi nomeado pelo governador Beto Richa em 24 de setembro, por meio do Decreto 12.234/2014. O nome do auditor encabeçou lista tríplice com base no critério de merecimento, encaminhada ao governador pelo TCE, após aprovação em plenário.

Foi a primeira eleição direta, com base em critérios técnicos, realizada no TCE-PR para a promoção de um auditor ao cargo de conselheiro. Para definir o merecimento a partir de informações objetivas, a Resolução nº 47/2014 estabeleceu quatro indicadores: trabalho e produtividade; atividades especiais; aperfeiçoamento técnico e adequação da conduta a padrões éticos.

Após receber a indicação do governador, no dia 22 de setembro o então candidato a conselheiro foi sabatinado na Assembleia Legislativa, por uma comissão especial formada por cinco deputados. Em seguida, seu nome foi referendado em sessão plenária extraordinária, na qual obteve unanimidade de votos dos 40 parlamentares presentes.

Currículo

Ivens Zschoerper Linhares completa 45 anos neste dia 5 de outubro. É bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ingressou no TCE-PR em janeiro de 2005, após aprovação em concurso público para o cargo de auditor da corte de contas. Além dos nove anos no TCE, acumulou experiência profissional como assessor jurídico do Tribunal de Alçada e secretário de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Também foi procurador da Fazenda Nacional, com atuação em Londrina e Maringá. Antes de ingressar na esfera pública, trabalhou em duas indústrias de móveis de São Bento do Sul (SC), como gerente de vendas ao mercado externo e diretor de recursos humanos.

Fonte: TCE/PR