Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

JN destaca ferramenta de controle do TCE- PB que trata de empresas perdedoras em 100% das licitações

A Ferramenta de controle, ‘Licitantes 100% Perdedores”, criada pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), para mapear empresas suspeitas, aqueles que participam e sempre perdem licitações públicas, foi destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, na última sexta-feira (22).

Tal ferramenta de acompanhamento de gestão do TCE-PB, como disse na reportagem, deveria ser utilizada pelos órgãos de controle e fiscalização em todo país para combater esse tipo de ação criminosa.

Segundo a notícia veiculada, investigações sobre corrupção quase sempre envolvem empresas fantasmas. A repórter Graziela Azevedo mostra que, no Brasil, elas são criadas com muita facilidade.

“Escolhemos aleatoriamente uma da lista e, de São Paulo, com um aplicativo que qualquer órgão de fiscalização poderia usar, achamos o endereço e estranhamos que uma firma que vende de alimentos a material cirúrgico funcione em uma casa simples. O produtor João Paulo Medeiros, da TV Paraíba, afiliada da Globo, foi procurar a empresa e seu dono em Campina Grande. Só achou uma inquilina, que alugou a casa inteira”.

 ASSISTA REPORTAGEM NA ÍNTEGRA

Ascom/TCE-PB

 

Mais recentes

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Leia também

MMDi-TC avança para fase de validação prática após treinamento em Minas Gerais

Encontro reuniu representantes dos Tribunais de Contas para testar a nova metodologia e preparar o início do projeto piloto, etapa decisiva para o ciclo de 2027

TCE-SC atua de forma preventiva e orienta gestores municipais sobre contratações emergenciais

A intenção é subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões seguras e transparentes frente a cenários de risco. 

Lançamento de guia sobre contratações de publicidade integra programação do Congresso da ABCPública

Com 54 páginas, a publicação reúne orientações técnicas e recomendações para qualificar o planejamento, a execução, a fiscalização e a avaliação das campanhas publicitárias realizadas pelo setor público.