Moises Maciel é reconduzido à coordenação-geral da Rede de Controle de Mato Grosso

O conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Moises Maciel, foi reconduzido ao cargo de coordenador-geral da Rede de Controle do Estado para o ano de 2017. A aclamação se deu durante a primeira reunião do grupo realizada na sede do Ministério Público de Contas (MPC-MT) na tarde de quarta-feira (08/02). Junto ao conselheiro substituto e ao procurador de contas, Alisson Carvalho de Alencar, também participarão da coordenação executiva da Rede os representantes do Tribunal de Contas da União, sob liderança de Waldemir Paulino Paschoiotto; e da Procuradoria Geral do Município, sob responsabilidade de Nestor Fidelis.

Na primeira reunião geral do ano, o grupo estipulou metas para o cumprimento do Plano Estratégico de longo prazo da Rede (2017-2035), dividindo grupos de trabalho e estabelecendo ações práticas que serão implementadas nesta gestão de forma preventiva. A primeira destas ações será receber em Cuiabá o 3º Encontro Nacional sobre Cooperação para Prevenção e Combate à Corrupção, que acontece nos dias 25 e 26 de maio no Tribunal de Contas de Mato Grosso. “Seremos vitrine para o país ao demonstrar nossa atuação em prol do enfrentamento da corrupção no país”, afirmou Moises Maciel sobre o evento. Na oportunidade, outras Redes de Controle devem apresentar seus produtos de sucesso desenvolvidos em outros Estados.

Para o coordenador-geral, o objetivo principal da Rede no ano vigente é o de continuar as atividades de cooperação entre as instituições, trocando informações e prestando apoio técnico mútuo para a investigação de impropriedades na gestão pública. “Nós fizemos um diagnóstico, em 2016, da Saúde Pública no Estado, e entregamos para o gestor para que ele estivesse ciente dos riscos identificados. Dentre eles, notamos o represamento de recursos federais enviados às gestões passadas”, afirmou.

De acordo com o representante do Ministério Público de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, a palavra que norteará os trabalhos da Rede é “efetividade”. Para o procurador, o foco da Rede será atingir os objetivos estratégicos com foco em evitar gastos públicos. “A atuação do Ministério Público de Contas será participar das equipes de trabalho no intuito de aprimorar a gestão pública. A corrupção é um problema em nosso país que deve ser controlado. Encontrar soluções e desenvolver ações preventivas é nossa meta”, concluiu.

A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso é uma articulação que reúne 15 organizações de fiscalização e controle das esferas estadual e federal. São integrantes da Rede de Controle, também, os Ministérios Públicos Federal, Estadual; as Controladorias Gerais da União e do Estado; a Polícia Federal, a Advocacia Geral da União, a Caixa Econômica Federal, a Receita Federal, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT); o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MT) e a Procuradoria Geral e Controladoria Geral de Cuiabá.