No TCE-RJ, presidente da Atricon conhece uso da ferramenta Kanban

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) recebeu, na última quarta-feira (29), o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola. Em reunião com integrantes da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas, da Subsecretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal fluminense, o conselheiro foi apresentado à ferramenta Kanban e suas aplicações na gestão administrativa da instituição.

Ao conselheiro-presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, o conselheiro Miola elogiou a iniciativa: “Eu gostaria de parabenizar o TCE-RJ pela implantação do Kanban e já me considero um entusiasta da ferramenta. Gostaria de sugerir um acordo de cooperação para estimular o uso do sistema nos Tribunais de Contas. O papel da Atricon, inclusive, é difundir boas práticas como essa”.

O sistema Kanban se baseia na chamada Metodologia Ágil e propõe acelerar as atividades a partir de ciclos de entregas curtos e em etapas. O conselheiro-presidente do TCE-RJ explicou que a ferramenta possibilita que as equipes consigam se planejar com mais facilidade, refletindo em aumento da produtividade, melhora na qualidade das entregas e maior capacidade de gerenciamento de prioridades.

“Acho fantástico que outros Tribunais de Contas possam se beneficiar com o Kanban. A ferramenta torna possível mensurar a performance dos servidores, permitindo uma gestão de desempenho por resultados”, afirmou o presidente do TCE-RJ.

O conselheiro Rodrigo apresentou também um pouco do trabalho realizado pela Diretoria-Geral de Relações Institucionais e Comunicação (DRC). Outro assunto tratado no encontro foram projetos a serem implementados na Atricon. O chefe de gabinete da Presidência do TCE-RJ, Laelio Andrade, acompanhou a reunião.

Fonte: TCE-RJ