Nova Diretoria do Instituto Rui Barbosa conhece modelos de desenvolvimento em educação

O presidente eleito do Instituto Rui Barbosa (IRB) – biênio 2022-2023, conselheiro Edilberto Pontes (vice-presidente do TCE Ceará), e o conselheiro do TCE Espírito Santo, Rodrigo Coelho (que presidirá o Comitê Técnico de Educação do IRB a partir de 2022), realizaram visita institucional, na manhã desta terça-feira (7/12), à vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela.

Nesse período de transição de diretoria do IRB, os representantes do Instituto estão realizando visitas/pesquisas a modelos de educação, como é o caso da cidade de Sobral (CE), referência em alfabetização. “A principal experiência do Brasil no modelo educacional é no Município de Sobral, um dos grandes motivos de orgulho aqui no Ceará, e a gente quer disseminar esse modelo educacional para todo o País”, destacou Edilberto Pontes.

Durante conversa, foram apontados desejos de melhoria na qualidade do ensino público e o combate ao analfabetismo, à evasão escolar, dentre outros temas ligados à educação. “É importante que tenha uma instituição isenta, como os Tribunais de Contas, que possa fazer uma leitura sobre o resultado dessa política”, destacou Rodrigo Coelho, que estava acompanhado da chefe adjunta de Gabinete, Eliane Cabrini, e da assessora Jurídica, Juliana Voss.

A Vice-Governadora parabenizou a iniciativa dos conselheiros, destacando a importância dos órgãos de controle nessa busca pela melhoria na qualidade, não só da educação, mas em todas as ações básicas. “É uma honra receber a visita dos conselheiros Edilberto e Rodrigo, que assumirão importantes lugares no Instituto Rui Barbosa. Foi muito boa essa troca de informações, vivências sobre algo tão fundamental para todos, que é a educação. Eu vejo como muito relevante que os órgãos de controle, como os Tribunais de Contas, se dediquem cada vez mais a compreender a realização das políticas finalísticas com seus resultados. Porque para além daquilo que é relativo às conformidades, a regularidade das contas, é importante também que as realizações finalísticas sejam vistas, analisadas e, no que é competência, que sejam estimuladas”, ressaltou Izolda Cela.

À tarde (7/12), Rodrigo Coelho esteve na sede do TCE Ceará apresentando ao conselheiro Edilberto Pontes suas propostas de trabalho para os próximos dois anos, à frente do Comitê Técnico de Educação (CTE-IRB).

A próxima agenda dos Conselheiros será nesta quinta-feira (9/12), em Sobral, Região Norte do Ceará, para conhecerem de perto como funciona o sistema educacional referência em alfabetização. Segundo Izolda Cela, “é possível replicar esse modelo para os demais lugares com interesse em fazer a coisa acontecer, elegendo prioridades e trabalhando para alfabetizar a população”.
Saiba mais em https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4777-nova-diretoria-do-instituto-rui-barbosa-conhece-modelos-de-desenvolvimento-em-educacao