Novo Plano Estratégico traça rumos do TCE-PR no quinquênio 2017-2021

Uma equipe de servidores está elaborando o Plano Estratégico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para o quinquênio 2017-2021. O documento vai traçar as diretrizes que o órgão de controle seguirá nos próximos anos em sua missão de fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público no Paraná. “As instituições que têm um plano estratégico oferecem aos diversos públicos uma visão clara de seus rumos”, explica o presidente, conselheiro Ivan Bonilha.

O documento em elaboração é o segundo Plano Estratégico do TCE-PR. O primeiro, que abrange o período 2008-2016, encerra sua vigência no final deste ano. Com base na experiência anterior, nesta segunda edição o Tribunal aceitou o desafio de desenvolver todo o trabalho internamente, sem o apoio de consultoria externa – prática comum nas empresas e mesmo em órgãos públicos.

Em elaboração desde meados de abril, o novo Plano Estratégico deverá ser concluído até o final do ano. A comissão se reúne todas as sextas-feiras. O trabalho é coordenado pela Diretoria de Planejamento e tem a participação da diretora-geral, Daniele Carriel Stradiotto; e da coordenadora-geral de Fiscalização, Bárbara Gonçalves Marcelino Pereira. Quando estiver concluído, vai apresentar a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos para o período, desdobrados em metas e indicadores. A exemplo do atual, o novo Plano Estratégico será publicado no site do Tribunal.

“Um plano estratégico eficaz é aquele que envolve todos os integrantes de uma organização, com o objetivo de alinhar ações e esforços. Cada servidor deve estar ciente da importância que representa para a instituição e da relevância de suas ações no conjunto”, afirma o diretor de Planejamento do Tribunal, Alexandre Faila Coelho.

Com o objetivo de receber sugestões para embasar a elaboração do novo plano, a Diplan elaborou uma pesquisa para os servidores do TCE-PR apontar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que identificam na instituição. O questionário  não identificou os participantes. A pesquisa, realizada via internet, por meio da ferramenta Google Forms, foi elaborada na metodologia da análise SWOT – sigla em inglês para forças (strenghts), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Os dois primeiros se referem ao ambiente interno. Os outros, ao ambiente externo.