Palestra no TCE-RO aberta à sociedade comemora o Dia da Amazônia

Em comemoração ao Dia da Amazônia, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realiza no próximo dia 5, em sua sede, em Porto Velho, a palestra “Amazônia Brasileira – Soberania Ameaçada”, que será proferida pelo conselheiro Benedito Antônio Alves.
Segundo a Escola Superior de Contas (Escon), unidade do TCE responsável pela organização, o evento, que tem como público-alvo acadêmicos, estudiosos e servidores públicos interessados no assunto, é aberto a toda a sociedade rondoniense.
As inscrições para a palestra são gratuitas e só podem ser feitas pela internet. Para tanto, basta acessar a página da Escon no portal do Tribunal de Contas ou, então, clicar no link: http://www.tce.ro.gov.br/sigiep/WFParticipanteCurso.aspx?id=58. Haverá certificado, expedido pelo TCE/Escon, para quem participar do evento.
DIA ESPECIAL
Comemorado no dia 5 de setembro – data escolhida porque nesse mesmo dia, em 1850, Dom Pedro II criou a província do Amazonas –, o Dia da Amazônia busca conscientizar sobre a importância da maior floresta tropical do mundo. O bioma ocupa 60% do território brasileiro, abrangendo ainda outros oito países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.
A Amazônia brasileira abrangendo sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, constituindo-se em um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade. Os rios amazônicos comportam cerca de 20% da água doce do mundo e a floresta constitui importante estoque de gases responsáveis pelo efeito estufa. A região abriga, atualmente, pelo menos 30 milhões de pessoas.