Prefeitos aderem ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado do TCE-MT

Os municípios de Primavera do Leste, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Guarantã do Norte, Poconé, Campo Verde e Campo Novo do Parecis participaram da apresentação do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e assinarão termo de adesão junto ao Tribunal de Contas de Mato Grosso. Os prefeitos estiveram presentes a uma apresentação feita na tarde desta segunda-feira (20/8) no auditório da Escola Superior de Contas com a presença do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli.

O PDI tem o objetivo de transferir práticas de gestão e tecnologia aos municípios de Mato Grosso, entre elas, a implantação do Planejamento Estratégico. Ao todo o programa, que foi lançado em junho deste ano, possui cinco macro projetos de modernização interna e de melhoria dos indicadores sociais. “São práticas de administração gerencial que deram muito certo no Tribunal de Contas e que farão a diferença nas administrações municipais”, disse o presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli.

Os oito maiores municípios do Estado aderiram ao PDI no dia 20 de junho e já iniciaram os cursos de capacitação e o planejamento estratégico, com acompanhamento de técnicos do TCE-MT. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres, Tangará da Serra. Novelli disse aos prefeitos que Cuiabá já vem fazendo a lição de casa e a secretaria municipal de Fazenda elaborou o Planejamento Estratégico desde 2009. “ Usando a mesma tecnologia, a prefeitura de Cuiabá aumentou a arrecadação do IPTU de R$38,00 em 2009 para R$90,00 depois de três anos. Os dados demonstram que melhora muito a eficiência”, disse.

Além dos softwares do Planejamento Estratégico, que são disponibilizados a todos os gestores, é incluso o acesso ao sistema Geo-Obras, que permite a fiscalização simultânea de obras que estão sendo realizadas no Estado e ainda a sessão de uso do malote digital, que aumenta a celeridade no envio de documentos, produzindo a economia de papéis e contribuindo para o meio ambiente. “O que o PDI garante é uma gestão organizada e que na ponta melhora os serviços de educação, saúde, segurança. Com isso o TCE-MT não quer substituir o gestor mas sim auxiliá-lo”, comentou o procurador Geral de Contas, Alisson de Carvalho.

Para a prefeita de Alta Floresta, Maria Isaura Dias Afonso, “as prefeituras precisam estar sempre evoluindo e ter metas garante bom resultado. Mas nem sempre estamos preparados para isso por esse motivo é muito importante quando o TCE exerce a função de nos aconselhar para evoluirmos cada vez mais”, disse. Além dos municípios, a Defensoria Pública do Estado, a Secretaria de Administração (SAD), o Ministério Público Estadual (MPE) e a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso  (FIEMT) também assinaram termo de adesão ao programa e pretendem utilizar o método do TCE-MT.

Participaram da apresentação, os conselheiros: Valter Albano e Domingos Neto, os conselheiros substitutos: Isaías Lopez da Cunha,  Moises Maciel, Luiz Henrique Lima e Luiz Carlos Pereira; o secretário de Gestão, Manuel da Conceição, secretário de Tecnologia da Informação, Odiley Medeiros, a consultora Elizabeth Queiroz e o chefe de gabinete, Marco Aurélio Queiroz de Souza.

Fonte: http://www.tce.mt.gov.br/conteudo/show/sid/73/cid/33587/t/Prefeitos+aderem+ao+PDI+do+TCE+MT

Leave a Reply