Prefeitura de Cuiabá adere ao PDI do TCE-MT e inicia Planejamento Estratégico

Para o conselheiro Antônio Joaquim, o objetivo do TCE-MT é incentivar a cultura do planejamento e elevar a qualidade da gestão

Cerca de 40 servidores da Prefeitura de Cuiabá, entre secretários e técnicos estiveram presentes na primeira reunião de trabalho junto com o Tribunal de Contas de Mato Grosso para a elaboração do Planejamento Estratégico de Cuiabá. A capital é o primeiro município matogrossense a iniciar os trabalhos entre as oito cidades que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI criado pelo TCE-MT para a melhoria da gestão pública. Segundo informou o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, todas as secretarias municipais estarão envolvidas em elaborar metas que deverão ser seguidas até 2017. “A partir de novembro, o prefeito eleito será convidado a participar e tomar conhecimento do planejamento”, disse.

Nesta primeira reunião de trabalho, os técnicos e consultores do TCE-MT ligados a Assessoria de Apoio as unidades gestoras apresentaram o Plano de Trabalho para elaboração do planejamento e as ferramentas prioritárias para o levantamento das ações e prioridades.  “Estou pedindo atenção especial a todas as secretarias para este trabalho, prioritariamente as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social”, adiantou Galindo.

A secretaria municipal de Fazenda e Finanças já adiantou o trabalho e apresentou na reunião as suas metas. “ O TCE-MT está nos proporcionando fazer mudanças profundas no comportamento de gestão onde planejar significa alcançar resultados mais significativos. No caso da secretaria de Fazenda, buscamos definir as metas para aumentar a receita do município”, disse o secretário Guilherme Muller.

O conselheiro Waldir Julio Teis, vice-presidente  do TCE-MT, ressaltou na reunião a importância da participação da Prefeitura de Cuiabá no PDI e na elaboração do Planejamento Estratégico.

Conselheiro Waldir Teis, ressaltou na reunião a importância da participação da Prefeitura de Cuiabá no PDI e na elaboração do Planejamento Estratégico

“Cuiabá é um dos principais polos de desenvolvimento no norte do país e sua gestão deve remar no mesmo sentido para melhoria dos serviços públicos”.

Em sua mensagem  lida pelo conselheiro Teis na abertura dos trabalhos, o presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli desejou bom trabalho as equipes e destacou o espírito público do prefeito Chico Galindo por ter sido o primeiro prefeito a assinar o termo de adesão ao projeto de apoio ao planejamento estratégico”, um dos componentes do PDI, iniciado neste ano pelo TCE-MT, com objetivo de aprimorar a qualidade da gestão pública, com foco nos resultados para a população.

Novelli disse que o planejamento estratégico de Cuiabá “será uma construção continuada de médio e longo prazos e, provavelmente, os seus resultados serão colhidos pela administração que vier a suceder a atual. Será um dos grandes legados deixados por esta administração. Não apenas para o seu sucessor, mas para a administração da municipalidade e para toda a sociedade”, disse Novelli.

Para o conselheiro Antônio Joaquim, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais do Brasil, o objetivo do TCE-MT é incentivar a cultura do planejamento e elevar a qualidade da gestão. “ O papel dos tribunais é fiscalizar mas também orientar para que essa mudança de comportamento dos gestores tragam bons resultados”, disse. Na próxima quarta-feira, dia 01 de agosto, a partir das 14 horas, o TCE-MT promove curso de capacitação para servidores dos oito municípios que aderiram ao PDI através de  tele conferência do Ensino à Distância do TCE-MT.

Também participaram da reunião os conselheiros substitutos: Luiz Carlos Pereira, Moisés Maciel  e Isaías Lopes da Cunha, o assessor especial de Apoio aos Fiscalizados, Irapuan Noce Brazil e a consultora Elisabete Queiroz.

Leave a Reply