TCE-MT realiza curso de capacitação para municípios que aderiram ao PDI

Nesta quarta-feira, dia 01 de agosto, às 14 horas, o Tribunal de Contas de Mato Grosso promove a primeira aula de capacitação para servidores dos oito municípios mato-grossenses que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado PDI do TCE-MT. A aula será ministrada pelo assessor especial de Apoio aos Fiscalizados, Irapuan Noce Brazil e pela professora Elisabete Queiroz através do Programa de Ensino a Distância – EAD. Os municípios de Cuiabá e Várzea Grande poderão participar da aula de forma presencial no auditório da Escola Superior de Contas do TCE-MT.

Ao todo, serão seis aulas de capacitação por teleconferência durante os meses de agosto a novembro onde os participantes poderão interagir com os palestrantes e tirar dúvidas. Também serão agendadas reuniões nos municípios. Nesta primeira aula será feita uma apresentação do PDI, a validação do cronograma de atividades do projeto e a apresentação da metodologia e conceitos de identidade organizacional, análise de cenários e série histórica para diagnóstico. Na primeira fase dos trabalhos será definida a missão e visão de cada gestão visando a construção do planejamento estratégico. A aula será das 14 horas até às 15:30 horas.
A professora Elisabete Queiroz, também
ministrará o curso de capacitação do PDI

O termo de adesão ao PDI foi assinado pelos prefeitos de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso e Barra do Garças no dia 25 de junho deste ano. O objetivo do novo sistema é desenvolver práticas de gestão e tecnologia aos administradores públicos municipais.

Uma das principais ações do PDI é fomentar a prática do Planejamento Estratégico de longo prazo por parte dos gestores. O Planejamento Estratégico já é utilizado pelo TCE-MT e, de acordo com o presidente, José Carlos Novelli, “o instrumento tem trazido resultados positivos”. A proposta é que estas unidades gestoras comecem a se basear em um planejamento de no mínimo cinco anos.

Além dos softwares do Planejamento Estratégico, foram disponibilizados o acesso ao sistema Geo-obras, que permite a fiscalização simultânea de obras que estão sendo realizadas no Estado e ainda a sessão de uso do malote digital, que aumenta a celeridade no envio de documentos. De acordo com o cronograma do TCE-MT, até 2013 os cursos de capacitação oferecidos   aos gestores terão foco para 20 municípios do Estado.

Leave a Reply