Presidente do IRB palestra sobre convergência de normas em congresso nacional

Painel – Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público

A nova contabilidade pública brasileira: a contabilidade patrimonial. Esse foi um dos temas discutidos nesse painel, que também destacou a revolução no setor público e o alinhamento  as normas convergidas ao padrão internacional.

Os trabalhos foram coordenados pela vice-presidente Técnica do CFC, Verônica Souto Maior, e pelo coordenador do Grupo de Estudos da Área Pública do CFC, Joaquim Osório Liberalquino Ferreira. Participaram como painelistas: Gilvan da Silva Dantas, subsecretário de Contabilidade Pública da STN; Severiano Costandrade, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de  Tocantins (TCE/TO) e Inaldo Paixão, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA).

Todos os palestrantes ressaltaram a importância das parcerias com os órgãos para o sucesso no processo de mudanças, já que a convergência é um processo coletivo de ampla discussão e reflexão. Vale lembrar que foi no ano de 2008 que as normas foram editadas para a contabilidade pública e as alterações estão sendo colocadas em prática de forma serena, porém, com a participação de toda a classe contábil.

Durante todo o evento foi possível analisar tudo que já foi realizado em relação a transformação do modelo brasileiro para internacional, e o que ainda precisa ser feito para que a convergência seja mais uma importante conquista sem traumas para as instituições.

Outro ponto citado foi sobre o processo de pertencimento das mudanças que o profissional contábil precisar agregar para ter consciência que a convergência é um processo conduzido por todos. Assim como a classe e as instituições envolvidas possuem responsabilidade nessa construção do modelo brasileiro dentro dos padrões internacionais.

O contador tem papel fundamental na gestão pública e necessita cumprir a sua principal função de gerar informação sobre o patrimônio público. “Para isso, precisa ter foco nos procedimentos de gestão para alcançar excelência na execução dos processos na área pública no Brasil”, afirmou Gilvan Dantas.

Lançamento de Livro

Durante o painel foi lançado o Manual do CFC – Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. O presidente do Conselho Federal, Juarez Domingues Carneiro, ressaltou a importância do trabalho em grupo para a elaboração do livro, citando as instituições parceiras: STN e Fundação Getúlio Vargas. “Estamos passando por um processo irreversível no setor público, que cresce a cada dia e já possui importantes parceiros que trabalham com integração pelo fortalecimento da área.” O livro está sendo distribuído no estande do CFC.

Por Danielle Rodrigues (CRCES)

Clique aqui para acessar a íntegra do Jornal 19º CBC – 27.08

Leave a Reply