Em visita à Federação dos Municípios do RS (Famurs) nesta quarta-feira (24), o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, reiterou a disposição para que as duas instituições promovam ações conjuntas de capacitação de gestores e servidores públicos municipais.
Para tanto, até final do ano ao menos três atividades deverão ser realizadas em conjunto. “Temos muito interesse nessa parceria para qualificar o serviço público”, destacou o presidente da Famurs, Valdir Andres. Uma das atividades deve preparar advogados e procuradores para a novidade do processo eletrônico no TCE-RS, já que a partir do segundo semestre deste ano, todos os processos de aposentadoria de servidores municipais vinculados aos regimes próprios de previdência tramitarão na Corte de Contas sem a utilização de papel, somente por meio virtual. “Isso vai permitir agilidade, rapidez e transparência na avaliação dessas matérias no âmbito do Tribunal”, disse Miola.
Outro evento deve ter como pauta o planejamento estratégico. Em novembro, o TCE-RS vai realizar um curso para sensibilizar gestores e técnicos sobre a importância do tema. As novas normas e orientações advindas das mudanças na contabilidade pública também devem permitir a realização de um seminário.
Na visita, o presidente Miola esteve acompanhado do diretor-geral Valtuir Pereira Nunes, do diretor da Escola Superior de Gestão e Controle, Sandro Bergue, e dos auditores Edelberto Mendonça e Cláudio Koskodan.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social TCE-RS (João Silvestre)