O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, encerrou, nesta quinta-feira (13), a disciplina “A Metamorfose Institucional das Cortes de Contas: da Casa dos Contos aos Tribunais da Governança Pública”, que faz parte da capacitação dos novos integrantes do Tribunal catarinense, aprovados em concurso e nomeados em setembro.
“O objetivo da aula é estimular o pensamento crítico sobre os tribunais de contas, sua ontologia, competências, desafios, possibilidades e limitações, a partir de uma visão contemporânea da administração e controle públicos”, afirmou o presidente. “Em especial o controle externo exercido por essas instituições com ênfase nas transformações pelas quais passa a sociedade e o próprio sistema de controle externo brasileiro”, concluiu.
Divididos em duas turmas (a primeira passou pelas oito horas de aula na última terça-feira – 11), os novos servidores tiveram acesso a conteúdos relacionados à justiça financeira, ao direito fundamental à boa administração pública, aos novos paradigmas da atuação dos tribunais de contas e à hibridez material das cortes de contas, entre outros temas.
A partir do seu ingresso no TCE-SC, os novos servidores iniciaram um período de treinamento, sendo que desde o dia 3 de outubro já se encontram atuando nas diretorias para as quais foram designados, onde recebem capacitação específica, sem prejuízo da participação na continuidade do curso de formação.
Fonte: TCE-SC