Presidente Edilson Silva é homenageado com Colar do Mérito do TCE-RJ

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, foi homenageado, nesta segunda-feira (10), com o Colar do Mérito do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). A entrega da comenda aconteceu durante a Sessão Solene de Imposição do Colar do Mérito, uma das mais tradicionais homenagens da instituição, que reconhece personalidades e servidores que contribuíram de forma notável para o fortalecimento do controle e da cidadania no estado do Rio de Janeiro e no Brasil. A solenidade também marcou os 133 anos de história do TCE-RJ, celebrados no último dia 3 de novembro.

Edílson Silva falou em nome dos agraciados e emocionou o público ao destacar o sentido coletivo da missão pública e a importância da cooperação institucional entre os órgãos de controle e a sociedade. Em um discurso marcado pela defesa da integridade, do serviço público como vocação e da responsabilidade com o interesse coletivo, o conselheiro destacou os sacrifícios pessoais daqueles que atuam em prol daqueles que dependem diretamente das políticas públicas aplicadas com efetividade.

“Essa homenagem não é, nunca será, um ponto de chegada. Ela é uma convocação para continuarmos servindo com ainda mais responsabilidade, abertura ao diálogo e entrega à sociedade, que espera de nós não discursos, mas resultados”, afirmou o presidente da Atricon.

Novidade

Em 2025, pela primeira vez, a homenagem contemplou dois escolhidos pelos servidores ativos e aposentados do TCE-RJ: o conselheiro-presidente Márcio Pacheco impôs o Colar do mérito ao médico Rogério Lacé Aranha, coordenador-geral de Saúde do TCE-RJ, e a Luiz Marcelo Fonseca Magalhães, auditor de controle externo aposentado, eleitos por meio de votação interna. Também foi a primeira vez que o Ministério Público junto ao TCE-RJ indicou um homenageado: o procurador-geral, Vittorio Constantino Provenza, homenageou a auditora de controle externo aposentada Maria Tereza Azevedo Figueiredo, que atua na assessoria de seu gabinete.

“É com muita alegria que realizamos essa importante Sessão, em que celebramos não só o aniversário do TCE-RJ, mas a entrega de uma comenda que demonstra a união fraterna desse Conselho e homenageia quem reconhecemos, quem tanto faz pelo Sistema de Controle de nosso país, quem tanto contribui para nossa democracia e Estado de Direito”, destacou o conselheiro-presidente do TCE-RJ, Márcio Pacheco.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-RJ