O Programa de Orientação Profissional para Jovem Aprendiz do TCE-MS, realizou mais uma edição na manhã desta quarta-feira (12). Nas dependências da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), cerca de 22 adolescentes, com idades entre 14 e 16 anos, participaram das dinâmicas aplicadas pelo grupo de psicólogos que compõem o quadro de servidores da Corte de Contas.
A psicóloga Carla Maria Lehn explica que o objetivo do programa é orientá-los para o mercado de trabalho, auxiliando-os no processo da tomada de decisão. “O programa permite que o jovem compreenda sua situação específica de vida no qual estão incluídos os aspectos pessoais, familiares e sociais”.
Para isso, ela explica que os encontros são realizados de 15 em 15 dias (duas vezes por mês) no horário de expediente do Tribunal de Contas. Entre as atividades, são realizadas dinâmica de apresentação do grupo como um todo, de como eles enxergam o mercado de trabalho; São feitas apresentações das noções básicas de comportamento e desenvolvimento de habilidades básicas referentes ao trabalho; Atividades com leituras e sínteses de artigos ou de pesquisa acerca da escolha profissional; Criação de debates onde são levantadas as principais ideias e dúvidas.
Além de Carla Lehn, participam também do programa os psicólogos Augusto Antônio Paulista Neto e Wélida Paulino dos Santos Guardia.
Fonte: TCE-MS