O projeto Atricon Reporta+ foi aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e será integralmente custeado com recursos da organização internacional. A iniciativa prevê a oferta de um curso voltado a capacitar jornalistas, comunicadores e estudantes da área de comunicação social sobre o funcionamento das instituições públicas, direitos e deveres constitucionais, mecanismos de controle e transparência pública, entre outros temas.
As vice-presidências Executiva e de Relações Político-Institucionais da Atricon serão as responsáveis pela gerência do projeto junto a Abraji, organização que irá executar a iniciativa, com o apoio da ABCPública. O contrato entre o BID e a Abraji foi assinado no dia 14 de março.
O plano de trabalho foi apresentado pela Abraji às equipes das vice-presidências na terça-feira (25). O lançamento do curso e a abertura das inscrições estão previstos para os meses de julho e agosto. A primeira edição do curso on-line será realizada de forma síncrona e, após, a capacitação será disponibilizada para universidades e outros interessados.
O programa contempla seis módulos: Funcionamento das estruturas de governo; Órgãos de controle externo e interno; Direito Administrativo; Direito Financeiro; IA para cobrir governos; e transparência e comunicação pública. Em breve, a Atricon e a Abraji disponibilizarão informações sobre o andamento do projeto.