Projeto “Conhecendo o TCE/TO” é lançado para universitários

Projeto “Conhecendo o TCE/TO” é lançado para universitários

Iniciativa leva informações sobre a importância da fiscalização na gestão pública

A estudante Tainara Dias e mais cerca de 500 colegas do curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Palmas foram os primeiros acadêmicos do Estado a receber informações do Projeto “Conhecendo o TCE/TO”. A iniciativa da Corte de Contas foi lançada, na noite de terça-feira, 21, no auditório do CEULP/ULBRA. “Muito bom saber que podemos colaborar com o TCE na fiscalização da administração pública”, avaliou Tainara.

Com Aula Magna do vice-presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro Severiano Costandrade, idealizador do Conhecendo o TCE/TO, foi dada a largada para um ciclo de palestras que vai percorrer diversas faculdades de Direito do Tocantins. “O objetivo é exatamente levar aos acadêmicos o que faz o Tribunal de Contas e qual nosso papel diante da governança do nosso Estado”.

O conselheiro também destacou que a aproximação da Corte de Contas com a academia irá estimular ainda mais a parceria com os universitários na fiscalização da aplicação dos recursos públicos. “Não podemos contar apenas com os controles formais. Precisamos fomentar o controle social, ou seja, atrair o cidadão para nos ajudar com informações e reclamações de como está a gestão em cada município”.

Para o coordenador do curso de Direito do CEULP/ULBRA, Gustavo Paschoal, foi um grande privilégio inaugurar as visitas nas universidades. Quem ganha com tudo isso é a sociedade porque os alunos, aprendendo mais sobre o papel do Tribunal, passa a ser parceiro e assim busca trabalhar com a responsabilidade nas questões do dinheiro público, afinal, o recurso é de todos nós”, avaliou o coordenador.

Controle social

O estímulo ao controle social, elemento destaque do “Conhecendo o TCE/TO”, foi bem recebido pelos estudantes por fortalecer a cidadania. “A gente percebe como é relevante cada cidadão acompanhar e até mesmo fiscalizar as ações dos órgãos públicos”, disse o acadêmico Rerickson Santiago.

“Esse diálogo direto desperta que a gente pode participar mais como um próprio fiscalizador”, concluiu o presidente do Centro Acadêmico do CEULP, ULBRA, Diego Crepaldi.

Palestras

Os três próximos encontros com os universitários já têm data marcada. Abaixo, confira a programação.

As inscrições podem ser realizadas no hotsite do Projeto.