TCE-PB realizará I Seminário sobre Controle Interno na Administração Pública

Para estimular a criação de controladorias internas, capacitando agentes públicos para essa função, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), organizaram o ‘1º Seminário Paraibano sobre Controle Interno na Administração Pública’, que acontece nesta quinta-feira (23), ás 8h30, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna.

O evento é voltado para gestores municipais, secretários de governo, servidores e assessores que atuam nas áreas de gestão fiscal, orçamentária, financeira, contábil, operacional e patrimonial ou que tenham interesse pela atividade de controle.

Promovido pelo TCE-PB, em parceria com o Focco/PB, o evento será aberto pelo presidente do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres Pontes, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna. As palestras e debates acontecerão nos períodos da manhã e tarde.

Durante o evento será divulgado o diagnóstico sobre a situação do controle interno em todos os municípios paraibanos. O trabalho é fruto de levantamento feito pelo Tribunal, cidade a cidade.

A primeira palestra do evento será sobre A Relevância do Controle Interno’, a cargo de Gabriel Wrigth e Walber Silva, ambos dos quadros da Controladoria Geral da União na Paraíba, também parceira do evento.

Em seguida, o conselheiro-substituto Antonio Ed Souza Santana do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, ministra palestra sobre ‘Requisitos mínimos de implantação e funcionamento das Controladorias Internas’. A exposição, acompanhada de debate com os participantes, será às 9:30 h.

OBJETIVO E PÚBLICO – O objetivo do seminário é estimular a criação de controladorias internas, capacitando agentes públicos para essa função. Daí o público alvo do evento ser composto, principalmente, de gestores municipais e assessores com atuação nas áreas de gestão fiscal, orçamentária, financeira, contábil, operacional e patrimonial.

O evento tem o apoio, também, do Tribunal de Contas da União, da Controladoria Geral do Estado, do Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.

Instalar órgãos de controle interno é exigência prevista na Constituição Federal, Constituição Estadual, na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas por meio do endereço https://www.doity.com.br/controleinterno-foccopb

SOBRE OS PALESTRANTES

Antonio Ed Souza Santana

Conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Rio Grande, bacharel em administração pela Universidade Federal da Bahia (1999) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2010). Auditor da Controladoria-Geral da União, ex-Chefe Substituto da CGU-R/BA.

Gabriel Araújo Wright

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional UNB, UFPB e UFRN. Pós Graduado em Auditoria e Contabilidade Pública pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (2006). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União. Chefia, atualmente, a representação do órgão na Paraíba.

Jocelino Mendes da Silva Junior

Auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União.

Flávio Roberto Gondim Vital

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, e pós graduado em Auditoria e contabilidade Pública, também pela UFPB, atuou como docente em faculdades privadas e no Instituto Federal de Educação da Paraíba, onde deu aulas no curso de Especialização em Gestão Pública. Servidor técnico concursado do TCE-PB, coordena atualmente a Auditoria do Controle Interno do Tribunal.

Josedilton Alves Diniz

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, mestre, na mesma área, pela Universidade de Brasília, é Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo – USP,especialista em Auditoria Contábil. Também graduado em Engenharia Civil pela UFPB, onde é professor, integra os quadros do TCE paraibano, exercendo o cargo de auditor de contas públicas, além de coordenar a área de gestão da informação da Corte.

Walber Alexandre de Oliveira e Silva

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco, possui especialização em contabilidade e auditoria pública pela Faculdade de Maceió (AL). É, também, mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia e auditor federal, desde 2002, na Controladoria Geral da União.

Gilmar Martins de Carvalho Santiago

Auditor fiscal, ex-contador geral do Estado (2003 a 2011), é o Secretário-Chefe da Controladoria Geral do Estado da Paraíba, desde 2016.  Graduado em Ciências Contábeis pelo IPÊ – Institutos Paraibanos de Educação – atual Centro Universitário de João Pessoa, possui pós graduação em Contabilidade de Custos para Efeito Gerencial, e em Contabilidade e Auditoria Pública, pela Universidade Federal da Paraíba. É professor de Graduação e Pós-Graduação, desde 2001. Foi auditor de contas do TCE-PB, de 1995 a 1997.

Letácio Tenório Guedes Junior

Formado em Ciências Contábeis, com especialização em Auditoria e Contabilidade Pública, ambos pela UFPB, possui também MBA EM Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, pela Fundação Getúlio Vargas. Exerceu as gerências, operacional e executiva de Auditoria na Controladoria Geral do Estado da Paraíba, e a Auditoria de Controle Interno do Ministério Público paraibano.

Ludinaura Regina Souza dos Santos

Adjunta da Controladoria da Prefeitura de João Pessoa, onde já exerceu a Secretaria Executiva da Transparência Pública do município, é professora assistente do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ – em disciplinas das áreas de Gestão Pública, Recursos Humanos, e Direito Empresarial. E atua junto ao Grupo de Pesquisa GIACO (Gestão da Informação, da Aprendizagem e do Conhecimento) da UFPB.

ASCOM TCE-PB