O Projeto Comunica, desenvolvido pela Atricon, busca estimular a divulgação de informações públicas produzidas e/ou custodiadas pelos Tribunais de Contas que sejam de interesse da população. Seu objetivo é fomentar a transparência, a prestação de contas, o acesso aos serviços públicos, o diálogo e a participação social.
Seu financiamento será custeado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
A ação pretende utilizar a comunicação pública como instrumento de transformação, de educação e de desenvolvimento social, como destaca a assessora de comunicação da Atricon, Priscila Oliveira, no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.
O projeto inclui ações como diagnósticos das unidades de comunicação dos Tribunais de Contas e capacitações personalizadas para suprir as necessidades de cada instituição nessa área.
Os treinamentos envolvem mentorias online, planos de ação personalizados e abordam temas como o uso de linguagem simples – seguindo recomendação da Atricon emitida no último ano – além de estratégias de conteúdo para redes sociais e ferramentas de inteligência artificial para otimização das atividades de comunicação.
As ações estão previstas para ocorrer até junho de 2024. Os Tribunais de Contas interessados em participar poderão aderir ao projeto. Mais informações estão disponíveis no site da Atricon.