Projetos do TCE-CE contribuem para redução de gastos e consumo de papel

Foi reduzido pela metade o consumo de resmas de papel no Núcleo de Atuação e Expedição de Comunicações do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A constatação foi feita após levantamento realizado pelo integrante da Comissão Especial do Programa TCE 100% Digital, Felipe Koury. Em 2012, houve um consumo total de 62 resmas de papel. Até o último dia 12 de junho último, foram utilizadas apenas 18 resmas de papel do tipo A4. A expectativa é que até o final de 2013 o consumo seja de aproximadamente 36 resmas.

A diminuição do uso de papel no TCE-CE deverá ser ainda maior a partir do próximo semestre, considerando a implantação do projeto que permitirá o envio das Comunicações Internas (C.I.) utilizando o meio virtual. Há ainda a projeção de expandir as espécies processuais digitalizadas, reduzindo o consumo de papel nas 14 Inspetorias de Controle Externo (ICEs), Gabinetes e Secretaria Geral do Tribunal.

De acordo com o coordenador da Comissão Especial do Programa TCE 100% Digital, José Auriço Oliveira, desde a sua criação, em 2011, a Comissão já contabiliza grandes resultados. Exemplo disso foi a redução no tempo do julgamento dos processos de forma eletrônica, em comparação com o utilizado anteriormente em papel; e a criação do Sistema de Auditoria (Audit) para os servidores de Controle Externo que trabalham com fiscalizações, padronizando os procedimentos de auditoria e contribuindo para a redução do uso de papel.

SAIBA MAIS – Além da economia financeira, a ação também contribui para a preservação do meio ambiente. Matéria da revista Galileo, edição 221, apontava que um eucalipto rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4. Supondo que um edital venha a ser impresso por 1.000 interessados, a impressão do exemplar original implicaria num consumo de 120.000 folhas de papel, ou seja de 5 a 6 eucaliptos. Já o documento alterado provocaria a derrubada de 3,5 a 4 árvores e caso a impressão se desse em frente verso, seriam consumidas 40.000 folhas ou aproximadamente 2 eucaliptos. Praticamente 1/3 do consumo inicial.

Leave a Reply