Começa nesta semana a segunda etapa do Projeto Comunica, uma iniciativa da Atricon que busca estimular a divulgação de informações públicas produzidas ou custodiadas pelos Tribunais de Contas que sejam de interesse da população.
Seu objetivo é fomentar a transparência, a prestação de contas, o acesso aos serviços públicos, o diálogo e a participação social.
Na segunda-feira houve uma apresentação geral e uma palestra sobre “Reputação e diálogo: o impacto da comunicação no fortalecimento da sociedade”, conduzida pelo jornalista Flávio Castro. O vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon e coordenador da iniciativa, Cezar Miola, destaca, no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça, as expectativas do projeto para este ano.
O jornalista Flávio Castro é responsável pelo desenvolvimento e implementação de estratégias de comunicação e gestão de crises para clientes em diversos setores no Brasil e no exterior. Possui experiência em treinamento de porta-vozes e estratégias de crise.
Sua palestra é online, em formato de reunião. Ela é dirigida aos assessores de comunicação dos 25 Tribunais de Contas participantes do projeto, bem como às equipes convidadas do Supremo Tribunal Federal e da Associação Brasileira de Comunicação Pública.
O Projeto Comunica foi apresentado em Brasília em 19 de fevereiro, acompanhado de uma pesquisa sobre a comunicação de 32 órgãos de controle externo do país. Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o programa inclui capacitações personalizadas para cada instituição e a elaboração de planos de comunicação individuais.