Representantes do controle externo brasileiro estiveram na Espanha, na última semana, presentes no V Congresso de Controle Público e Luta contra a Corrupção. O evento é uma parceria entre o Instituto Rui Barbosa e a Universidade de Salamanca.
O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, conselheiro Edilson Silva, palestrou sobre o plano estratégico da Atricon e o futuro dos Tribunais de Contas do Brasil, defendendo a necessidade de os órgãos de controle se adaptarem às demandas contemporâneas.
O vice-presidente de relações institucionais do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Sebastião Helvécio, representou a organização e compartilhou no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça alguns destaques desta edição do evento.
Também esteve no Congresso o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Saulo Mesquita, que ressaltou no boletim como um evento de porte internacional agrega conhecimento às instituições envolvidas.
O Quinto Congresso de Controle Público e Luta contra a Corrupção reuniu membros das Instituições de Controle Externo e Tribunais de Contas do Brasil, Portugal e Espanha.
O evento abordou temas relevantes para a fiscalização dos fundos públicos, incluindo aspectos organizacionais, tecnológicos, judiciais e fiscais. Foram quarenta conferências apresentadas, distribuídas em oito mesas, com intervenções de profissionais assistentes ao final de cada uma delas.