Rádio Justiça: Tribunais de Contas lançam diretrizes de comunicação durante Congresso 

Está no ar o guia com as Diretrizes de Comunicação Social para o Sistema Tribunais de Contas, material elaborado pelo Grupo de Trabalho da Atricon sobre o tema e lançado no encerramento do Congresso Nacional de Comunicação dos TCs, realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro, em Florianópolis, Santa Catarina. O documento visa orientar os órgãos de controle externo quanto aos requisitos fundamentais para o aperfeiçoamento da comunicação institucional e do relacionamento dos Tribunais com a sociedade.

O material sugere, por exemplo, que os Tribunais de Contas sigam os doze princípios definidos pela Associação Brasileira de Comunicação Pública, como o estímulo ao debate e à participação ativa do cidadão na formulação e na implantação de políticas públicas, bem como o enfrentamento à desinformação. O supervisor do Grupo de Trabalho de Comunicação da Atricon, Valdecir Pascoal, destaca o impacto das orientações não só aos TCs, mas também à sociedade, em reportagem veiculada na Rádio Justiça.

A publicação ainda traz orientações gerais voltadas à alta administração dos Tribunais de Contas, bem como recomendações às Assessorias de Comunicação Social. O conteúdo abordado resulta de pesquisas acadêmicas, de legislação relacionada à área e de contribuições que resultam do conhecimento e da experiência dos integrantes das assessorias de comunicação dos órgãos de controle.