Acontece na próxima semana o Segundo Seminário Direitos Humanos na Gestão Pública, promovido pela Rede Equidade, um coletivo de diversas instituições públicas brasileiras que tem o objetivo de promover e implementar ações relacionadas à inclusão, equidade e diversidade, com ênfase em questões de gênero e raça. A atividade é voltada aos integrantes da rede, bem como ao público em geral.
O evento acontece na segunda-feira, dia 11, de forma online pela plataforma Teams, com transmissão ao vivo no canal oficial do Tribunal de Contas da União no YouTube durante a manhã e a tarde. O Seminário celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que ocorre em 10 de dezembro. A programação inclui a divulgação do Modelo de Inclusão da Diversidade e Equidade desenvolvido pela Rede, além de compartilhar práticas bem-sucedidas implementadas pelos órgãos que compõem o coletivo.
O evento contará com uma mesa de abertura, palestras e painéis. Entre os temas, está uma apresentação sobre equidade e diversidade sob a perspectiva das mulheres indígenas, além da apresentação do modelo I.D.E, uma ferramenta para inclusão da diversidade e equidade na administração pública.
A Rede Equidade é composta por onze instituições públicas federais. Desde 2022 sua missão é promover a igualdade e equidade na gestão pública, buscando contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável.